Falando da vida: caindo de motivação!

Hoje caí da cama…

Você já caiu da cama às 4:20 da manhã? Eu caí. Hoje. De motivação. Como? Por que?

Explico!

Alguma vez você já participou de um projeto que lhe puxou com força para um envolvimento crescente? Já acordou no meio da madrugada com a solução de um problema? Já passou uma noite sem dormir, na véspera de uma viagem de férias?

Estes episódios têm a ver com a excitação em torno de algo muito envolvente. Afinal, quem não fica ansioso com uma viagem planejada e aguardada com bastante antecedência?

O sociólogo italiano Domenico De Masi explica isto, ao defender que as pessoas se tornam mais criativas, produtivas e, enfim, felizes, quando relacionam o que fazem ao que gostam. O ócio criativo vem exatamente, na direção de que, ao desocupar a mente, ela tende a se tornar mais criativa, e produz mais e melhor. Imagine misturar trabalho, estudo e lazer, de uma maneira que deixamos de perceber a diferença entre estes três elementos.

Elisete Pagano, Engenheira, Mestre em Educação, professora da vida, costuma argumentar que você atinge um estado de paz, tranquilidade, felicidade, quando deixa de separar trabalho de lazer. O trabalho torna-se lazer, e o lazer é sinônimo de trabalho.

Nei Matogrosso, certa vez numa entrevista, indagado sobre felicidade, respondeu que adora cantar, dançar, encenar. Canta em casa, nas caminhadas, na rua. Adora cantar no palco. E as pessoas ainda lhe pagam par fazer isto!

O que tudo isto tem a ver com cair da cama?

É que eu finalmente consegui organizar meus projetos e compromissos, e colocar em prática um sonho, que agora virou projeto: escrever o primeiro livro (inteiro). Está no forno.

Logicamente será sobre gestão. Mais especificamente, sobre gestão de serviços. Este é o tema no qual desenvolvi minha tese de doutorado e em que me realizo mais, ao pesquisar, fazer consultorias, fazer palestras e ministrar cursos.

E a cama?

Bom agora eu vou contar: eis que ontem trabalhei por 3 horas, em 2,5 páginas do livro. No bate-papo que estou transcrevendo pro papel, conversei com alguns autores e empresários – estou gostando dos diálogos sobre serviços. Fica pronto até 14/09. Bela data! Produtividade de ontem à noite: 2,5 páginas em 3 horas.

Com o adiantado da hora, suspendi a sessão de trabalho prazeroso, para um merecido descanso.

Às 4:00 acordo. Sem saber por que, não consigo mais completar a noite de sono. E o pensamento sobre as últimas linhas escritas retornam à mente. Tento completar a tarefa do descanso diário. A mente briga, insiste, e acaba vencendo.

Às 4:20 desisti. Levantei e fui dar continuidade à escrita. Até as 6:30 foram 5,5 páginas, escritas, além de uma revisão das 2,5 anteriores. Produtividade: 5,5 páginas em 2hs. A qualidade: vocês vão ver breve.

Literalmente, caí da cama devido à motivação!

9 comentários sobre “Falando da vida: caindo de motivação!

  1. Nossa…quantas e quantas vezes já me peguei assim, tenho só que me educar a levantar e escrever as idéias, pois na maioria das vezes acabo esquecendo….

  2. Nossa! Quanta inspiração…Parabéns! Deve ser muito prazeroso está nesse estado de extase. Nos inluimos nessa dupla comemoração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s