Você é uma pessoa competente, sim? Seja em termos pessoais ou profissionais, você é competente no que faz, certo? E no que não faz, você é competente?
Acabamos de provar a hipótese do título deste artigo: em algum aspecto você é incompetente!
Não desanime. Nem se chateie com este artigo. A intenção é chamar atenção para algo muito mais importante do que se possa imaginar: ninguém é capaz de fazer qualquer coisa, em qualquer ambiente, sob qualquer circunstancia…
Qual a novidade?
Na verdade, nenhuma novidade.
Mas, reconhecer suas limitações pode mostrar um caminho muito importante para que você saiba até onde ir.
Mas pense bem: você já viu alguém que não soube reconhecer suas limitações, e ousou ir onde não podia, e, infelizmente, “deu com os burros n’água”?
Por isto acho tão importante compreendermos a mensagem título.
Todo mundo é incompetente, inclusive você, é o título de um livro que li há muito tempo atrás, e hoje, reorganizando minha biblioteca, tive oportunidade de folhear um pouco (o grande desafio, ao reorganizar uma biblioteca é resistir à tentação de ler cada livro que pegamos).
O autor defende que nós todos temos nosso nível de incompetência, e defende que, se você é um excelente técnico, tem chance de ser promovido a supervisor.
Você até pode ser um bom supervisor.
Eis que, algum tempo depois, você é promovido a gerente.
E você dá conta do recado, exercendo uma boa gerencia.
Um belo dia, você é convidado a ocupar o cargo de diretor.
Você aceita, assume, e não consegue corresponder…
Neste caso, seu nível de incompetência é o nível de direção.
Alguns conseguem identificar o seu nível de incompetência, Outros não têm a capacidade ou a atitude de identificar seu limite de competência.
E que fazer, quando você chega lá?
Duas possibilidades: não ultrapassar o seu limite de competência, ou, buscar aprendizado para enfrentar o novo desafio, para corresponder e fazer jus ao aumento na conta bancária – lembre-se que aumento de remuneração vem acompanhado de aumento de responsabilidade.
E você, já atingiu seu nível de incompetência? Está próximo?
Muito bem Dr. Kleber, eu estou me sentindo incompetente, pois para superar um desafio no momento estou prescisando estudar mais para ultrapassar as barreiras que me são impostas no momento. Perfeito este artigo, parabéns!
Parabéns, Willamo. A ideia é essa mesmo: reconhecer a limitação e partir para a superação, buscando desenvolver o conhecimento, habilidades em toda e qualquer fonte de conhecimento. Parabéns pela sua evolução, e, cima de tudo, CORAGEM!
POR ISSO PRECISAMOS desenvolver nossas habilidades todos os dias, para suprir as imcompetencias que temos. Todos nós temos nosssos limites de competencia(Principio de Peter), por isso a palavra chave para aumentar as competencias é ESTUDAR, ESTUDR, ESTUDAR
eu queria ler esse livro em pdf e não acho, acho ele importante nos dias atuais pois mostra as circunstancia de nossas incompetencia mostrada por ele. Mas a grande ideia é que a palavra incompetente ja vem com o cargo dado pela hierarquia mais alta e no decorrer do cargo sempre passa essa palavra de incompetente.
Pois é, Marcos. O livro é mito bom, e, parece-me, sempre atual. Uma leitura sempre útil!!!