
Sua organização ou empresa FAZ as coisas simples e que dão resultado? Ou é aquele tipo de organização que vive buscando novos conhecimentos e metodologias de trabalho e de gestão, mas que não conseguem implantar o “feijão-com-arroz”?
Falo disto por que hoje, 6/8/2011, haverá um importante seminário em Natal, em que o Prof. Vicente Falconi Campos estará participando. Falconi, como é mais conhecido, é um dos mais importantes e reconhecidos consultores em gestão brasileiros, com atuação internacional.
Sua trajetória, entretanto, é marcada por opções simples, porém consistentes. Desde fim dos anos 1980, quando o governo brasileiro iniciou o PEGQ – Programa de Especialização em Gestão da Qualidade, o grupo de profissionais da Fundação Christiano Ottoni (FCO), capitaneado pelo Prof. Falconi optou em trazer para o Brasil a abordagem (modelo) japonesa para a qualidade total.
Sem deixar de reconhecer as diferenças culturais, o modelo japonês foi adotado por uma série de empresas e organizações brasileiras, e as que o adotaram, obtiveram muitos ganhos de qualidade, produtividade e competitividade.
Mas, o que reside na essência do modelo de gestão “importado”?
A simplicidade de fazer as coisas simples, mas, efetivamente, FAZER.
Tive oportunidade de participar em diversos encontros com especialistas japoneses, e, depois de certo tempo, notei que os consultores internacionais japoneses vinham, a cada ano, com o mesmo discurso de oportunidades anteriores. O que significava isto? O que havia de novo?
NADA.
E aí estava a chave para obter melhores resultados: em vez de se preocupar com o novo, cada vez mais novo, a mensagem passada pelos experientes consultores internacionais era simples, mas objetiva: “FAÇA o que tem que ser feito, mas faça mesmo!
Não estou defendendo a permanência de métodos ultrapassados, de forma alguma. O que chamo atenção é para não nos desviarmos e ficarmos buscando coisas novas, sem termos aplicado as coisas simples e que funcionam de fato.
Faça as coisas simples funcionarem. Garanta que estão acontecendo. Somente após este estágio, busque coisas novas para melhorar seus métodos de trabalho ou gestão.
E você, está fazendo o dever de casa? Sua organização está FAZENDO e melhorando, ou está complicando , buscando coisas novas, mas deixando de fazer o que tem que fazer…
Kleber
muito bom os seus comentarios.`São as pequenas coisas(simples) que geram resultados
No mundo da TI, temos o princípio KISS. Keep It Simple, Stupid!
Abraço.