Falando de gestão: o medo de ser copiado…

 

Inovação

Sua empresa faz as coisas acontecerem? Ou pensa que faz? Sua empresa inova? Ou copia o que as outras fazem? Você está adiante de seu tempo?

 

 

 

Sua organização faz as coisas acontecerem? Ou pensa que faz? Sua empresa inova? Ou copia o que as outras fazem? Você está adiante de seu tempo?

Estes dias muitas reportagens, artigos, citações estão sendo feitas em torno da figura de Steve Jobs, o CEO da Apple, considerada a empresa mais inovadora dos tempos atuais.

Isto tudo me fez relembrar duas coisas:

Em primeiro lugar, lembro de uma citação que costumo usar quando inicio um processo de planejamento estratégico junto a clientes, empresas que buscam desenvolver novos rumos para seu futuro. A citação diz o seguinte:

Existem cinco tipos de empresas (poderíamos pensar em pessoas)

  • aquelas que fazem as coisas acontecerem;
  • aquelas que acham que fazem as coisas acontecerem;
  • aquelas que observam as coisas acontecerem;
  • aquelas quem se surpreendem quando as coisas acontecem; e
  • aquelas que não sabem o que aconteceu.”

Anônimo

 

Em segundo lugar, lembrei de um episódio, em que eu assessorava o processo de planejamento estratégico numa empresa, e que o diretor-presidente, num certo momento do processo, reclamou da concorrência, que copiava muitas coisas que a empresa dele introduzia no mercado, e me perguntou o que eu achava daquilo, e como ele deveria proceder?

Respondi em duas partes: por um lado, em vez de lamentar, eu daria parabéns a ele, pois se os concorrentes copiavam, é por que ele tinha a capacidade de inovação, o que, hoje em dia, é um fator de competitividade extremamente importante.

Por outro lado, ele não deveria se preocupar com os concorrentes “imitadores”, pois, quando estes chegassem a fazer o que ele estava fazendo, por ser inovador, ele já estaria fazendo outras coisas mais novas e melhores, com produtos e serviços diferentes dos oferecidos pela concorrência.

Esta tem sido a característica da Apple: quando os outros chegam com um produto parecido com o último lançamento, eles já têm novas opções para oferecer ao mercado.

Portanto, quem tem medo de ser copiado está absolutamente equivocado, pois, em vez de defeito, esta é, na verdade, uma grande qualidade!

2 comentários sobre “Falando de gestão: o medo de ser copiado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s