Professor não “corrige” prova …

Correção de prova!

Você acredita em professor corrigindo prova? Eu não. Pelo menos, geralmente professores não corrigem provas de alunos. O que professores, de modo geral e frequente, fazem é outra coisa… que deixo claro neste ensaio…

É muito frequente falarmos ou ouvirmos a expressão “o professor corrigiu as provas e divulgou as notas”

Esta afirmação contém um erro, do ponto de vista da gestão, que esclareço:

Para isto vou recorrer ao ciclo PDCA

O ciclo PDCA (também conhecido como Ciclo de Deming, ou Ciclo de Ishikawa) preconiza que, ao exercer o gerenciamento de um processo, serviço, ou empresa, o gestor passe pelas etapas de Planejar, Executar, Verificar resultados e Agir corretivamente

O X da questão está nas etapas de Verificar resultados e Atuar corretivamente:

  • Verificar resultados corresponde a Avaliar, que significa comparar o resultado obtido com o resultado desejado, e, a partir de uma eventual diferença Corrigir;
  • Corrigir significa, efetuar uma correção de algo que não foi feito de acordo com o esperado;

Na maioria das vezes (quase totalidade) o professor avalia se a resposta do aluno foi dada de acordo com os ensinamentos, e, em função disto, é atribuída uma nota, transmitindo o grau em que o aluno domina determinado conhecimento.

Se o professor, ao identificar uma resposta inadequada, efetivamente corrige a questão, formulando a resposta correta, ele estará =, de fato, corrigindo.

Se, entretanto, o professor avaliar a resposta e atribui a nota, ele está avaliando.

Se você é professor, você está corrigindo as provas de seus alunos ou apenas avaliando?

Se você é aluno, seu professor corrige ou avalia suas provas e trabalhos?

Independente da resposta, o mais importante é que esteja ocorrendo aprendizado!

13 comentários sobre “Professor não “corrige” prova …

  1. Será que os professores fazem Plano de Ação para reverter os resultados ruins, ou apenas continuam ensinando, realizando provas e atribuindo notas? No ensino público onde os professores são “obrigados” pela promotoria, para que aprovem seu alunos e assim quer o governo federal, é bem provável que as avaliações cresçam positivamente a cada bimestre. Minha mãe é professora e tem alunos no 2º grau, que não sabem copiar do quadro para o caderno, muito mal assinam o nome e preferem questões de múltipla escolha. Onde vai parar nossa educação!
    Gostei muito deste artigo e continuo perguntando: Qual o plano de ações que os educadores realizam para melhorar o desempenho dos alunos?

    1. Paulo, muito boas suas observações! Seus argumentos me insiram para evoluir o tema, descrevendo a prática do PDCA no ensino, como uma forma de responder à questão tão bem colocada.
      Estimula o debate. Obrigado pelo comentário!

  2. A implementação do PDCA no ensino seria magnifico avalio, pois raramente as questões que não obtiveram resposta correta são trabalhadas pelo professor e muito menos pelo aluno ou seja aquelas questões “erradas” caem no vazio do esquecimento após a avaliação e não tem a oportunidade de serem melhor trabalhadas em classe, isso também faz pensar sobre a efetiva qualidade para os temas trabalhados e não o foco na quantidade deles durante o período que se propõe.

  3. Depois de ler esse texto e o que foi aprendido durante nosso curso, percebi que praticamente todos os meus professores apenas avaliavam nossos trabalhos e provas.

  4. Excelente texto, com isso fica claro que os professores não corrigem provas.

    É apenas realizado a verificação do que esta certo e errado.

  5. Talvez o problema da “correção” estejam enraizados na essência dos professores. Como aprenderam a realizar tal tarefa! O segredo é a mudança cultural. Porém, ao realizar alguns cursos, já constatei algumas correções de fato de avaliações, onde o instrutor/sistema indicava o caminho correto, a resposta correta, onde erramos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s