Por que gestão na área pública?

Este artigo faz parte da série “gestão no serviço público”, sendo o primeiro de um total de 10.

Carta de Serviço, do governo brasileiro (2009)

Você está satisfeito com a gestão pública brasileira? Você sabe o que é a carta de serviços, proposta pelo governo brasileiro? O que o serviço público pode aprender com a gestão empresarial?

A crescente conscientização da população, o crescente acesso à informação, seja através de mecanismos, de transparência, seja através de canais como a internet, ou outros, são todos incentivos para a gestão pública se tornar mais eficiente e eficaz. Mas como fazer isto?

Quais são os “resultados” com que a gestão pública deveria estar, permanentemente, comprometida? Os gestores públicos estão preocupados em proporcionar resultados? Os gestores públicos capacitados para gerenciar através de monitoramento de resultados?  Como identificar os resultados dos serviços públicos?

Iniciamos hoje, uma série de artigos sobre gestão no serviço público, em que traremos algumas contribuições da gestão de serviços e da gestão pro resultados para a gestão pública (Figura 1).

Apenas a título de provocação, registramos, a seguir trechos do documento “carta de serviços” documento oficial do governo brasileiro, publicado em 2009, que, em seu texto de apresentação, preconiza:

“A evolução da administração pública atual sinaliza que o momento é crucial para investir cada vez mais na excelência em gestão. Um dos grandes desafios é a proposição de iniciativas inovadoras que orientem a ação do Estado para resultados, tendo como foco as ações finalísticas direcionadas ao cidadão….

Simplificar a vida do cidadão tem sido um tema de discussão forte na busca da melhoria da máquina pública, porém, ainda requer a superação de alguns desafios. São eles:

  • Elevar o padrão dos serviços prestados aos cidadãos;
  • Tornar os cidadãos mais exigentes em relação aos 
serviços públicos a que têm direito. 
  • A ausência de eficientes e eficazes instrumentos institucionais de controle direto por parte dos cidadãos sobre os administradores públicos;
  • O não reconhecimento do cidadão como o principal beneficiário das melhorias dos serviços públicos oferecidos”

A gestão pública precisa se tornar, cada vez mais pública, a fim de beneficiar o público. Para isto, precisa publicar programas, projetos e produtos, permitindo e acompanhamento sistemático, e público, dos planos elaborados, a fim de proporcionar, permanentemente, benefício ao público, a quem deveria, sempre, servir!

Que o diga o coronel Kadhafi, da Líbia…

Nesta série de artigos discorremos sobre gestão no serviço público. Neste artigo introduzimos o tema e discorremos sobre a necessidade de gestão na área pública. Na Figura 1 apresentamos a estrutura dos 10 artigos.

Se você desejar conhecer a carta de serviço, acesse o link:

http://www.gespublica.gov.br/ferramentas/anexos/carta_de_servicos_24_05_web.pdf

Estrutura da série de artigos "Gestão no serviço público"

3 comentários sobre “Por que gestão na área pública?

  1. Professor Kleber.
    Li a pouco tempo, numa Revista da RAP, um artigo sobre a cultura organizacional no Brasil pós-globalização onde, infelizmente, está inserido como um dos seis traços essenciais centrais do brasileiro o “jeitinho”. Como cidadã,a princípio fiquei chocada: uma coisa é o comentário de rua outra é constatar que o mesmo falatório consta em estudo científico comportamental… Pior, corretíssimo. Lembrando do artigo refleti com mais calma sobre o impacto da cultura na gestão pública brasileira e como ainda estamos acomodados. Ciente deste panorama, resta-me, também como cidadã e recente pesquisadora, dar minha contribuição objetivando auxiliar nas mudanças de alguns modelos. Grande abraço!!

  2. Prof. Kleber,
    Parabéns pela coletânea de artigos sobre “gestão no serviço público”. Estou utilizando os dez artigos na minha disciplina de Gestão da qualidade no serviço público, no curso de Administração Pública em EAD da UFRN.
    Forte abraço,
    Matilde Medeiros (mãe de Maíra)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s