
Quais os critérios principais utilizados em sua organização por ocasião da seleção de pessoas para atuarem na prestação de serviços? Além das questões relacionadas a qualificação e conhecimento técnico, que outros aspectos são considerados?
Dado à grande influencia das pessoas na prestação de serviços, encontrar profissionais qualificados e com perfil adequado a cada tipo de serviço prestado pelas organizações é um tema desafiante para gestores de serviços e para gestores de pessoas
Quando falamos de gestão de serviços uma das características das operações de serviços, em contraponto às atividades de manufatura, é a influência da participação humana na execução dos processos.
Mais do que na manufatura, o comportamento, a motivação, e disposição das pessoas pode fazer grande diferença na qualidade de um serviço. E aqui reside a distinção essencial: devemos priorizar qualificação técnica ou comportamento ?
Na verdade, a questão não é OU, mas sim E, isto é, devemos valorizar qualificação técnica E comportamento.
Porém, como em serviços a influencia do comportamento é maior, há que se ter o cuidado de procurar profissionais que tenham atitude compatíveis com os valores (princípios, crenças) que a empresa prioriza em função do tipo de serviço prestado, bem como da forma que a empresa pretende prestar este serviço.
E a capacitação técnica pode ser resolvida através de cursos e treinamentos – pelo menos em parte.
Mesmo uma limitação técnica é menos difícil de resolver do que desenvolver atitudes e comportamentos
Sua empresa valoriza o que mais ao selecionar um candidato para trabalhar? Aspectos técnicos de formação e conhecimento? Ou atitudes e comportamentos?
Na verdade o ideal é encontrar um profissional com ambas habilidades.