Este artigo faz parte da série “escolas de estratégia” e este é terceiro de um total de 12.

Sua empresa faz planejamento estratégico formal? Isto ajuda? Ou a falta de formalização até atrapalha? Quais os benefícios de um processo s formal de planejamento? Que cuidados se deve tomar ao fazer planejamento formal?
Nesta série de artigos apresentamos cada uma das escolas de estratégia, conforme o livro “Safari de Estratégia” de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, no clássico livro “Safari de Estratégia” (Figura 1). Neste terceiro artigo discorremos sobre a Escola do Planejamento.
A essência da Escola do Planejamento reside em estabelecer um grupo de planejadores altamente qualificados, com acesso ao executivo principal, responsáveis por estabelecer planos formais a serem acompanhados na organização.
O modelo básico da escola do Planejamento inclui a fase de análise, fixação de objetivos, elaboração de orçamentos e planos operacionais que possam ser acompanhados.
As premissas da escola do Planejamento são:
- estratégias eficazes derivam de um processo controlado e consciente de planejamento formal, decomposto em etapas distintas, delineadas em checklists e apoiadas por técnicas;
- a responsabilidade por todo o processo é do executivo principal da organização, e seu desdobramento fica a cargo dos planejadores qualificados, que se tornam responsáveis pela execução;
- as estratégias surgem do planejamento, sendo explicitadas através de objetivos, orçamentos, programas e planos operacionais;
As críticas mais frequentes à escola do Planejamento são …
- o risco de os planejadores assumirem o processo;
- o risco de o processo dominar a assessoria;
- a formalização dos sistemas não produzirem os resultados desejados;
- os planos não conseguirem definir opções estratégicas viáveis;
- o planejamento negligencia aspectos organizacionais e culturais;
- a previsão determinística contrasta com a incerteza e mudanças de ambiente;
- por todo o exposto acima, a escola de Planejamento estratégico está mais para programação estratégica.
Reflexões indutivas:
- A formalização ajuda a condução de estratégias em sua organização? Ou a não formalização atrapalha?
- Em sua organização o pensamento estratégico está sedo formalizado a tal ponto que “engessa” a ação estratégica?
- Quem conduz o processo estratégico em sua organização: o grupo de “estrategistas” ou os executivos conduzem, com suporte de um grupo assessor?
Nesta série de artigos estamos discorrendo sobre cada uma das escolas de forma mais detalhada. Na Figura 1 pode ser vista ao mapa mental com a série completa de artigos, e, para você poderá acompanhar semanalmente, às quintas-feiras.
Figura 1: Estrutura da série de artigos sobre o Safari de Estratégia e suas 10 escolas
Boa noite meu Amigo, gostaria se você possa me ajudar nesta pergunta relacionada a planejamento :
Explique se a possibilidade de duas pessoas realizarem duas funções atividades de gerencia e supervisão e qual as consequências? aguardo resposta…
Charles,
Obrigado pela questão, entretanto não entendi.Você pode esclarecer?
Atenciosamente,
Kleber