O bom dia que contagia!

Você acha possível mudar seu humor – para melhor – por causa de um simples bom dia? Por que as pessoas ficam na recepção de empresas de “cara amarrada”? Será que é por que as empresas querem transmitir mau humor para clientes e visitantes? Vejam o resto do sujeito abaixo e me respondam: pessoas assim passam uma energia positiva ou lhe deixam “pra baixo”?

Ivan: o bom dia que contagia!

 

Foi isto aconteceu comigo, recentemente, ao chegar ao estacionamento do Grupo Vila, em Natal-RN. Confesso que acordar cedo não é a coisa que mais me agrada na vida. Mas, ao chegar à empresa lá vem o rapaz, sorrindo, com um claro e eloquente cumprimento de “Bom dia, senhor Kleber, seja bem vindo”

Isto falado, logo cedo, assusta, e nos anima para uma dia de trabalho! Tomei coragem e tive o seguinte diálogo com ele:

  • “Como podemos fazer para ser assim como você?” indaguei;
  • “Como assim, senhor?” Ele indagou, meio assustado pela minha inusitada pergunta;
  • “Sorridente. Você está sempre sorrindo. Parece que está sempre feliz.”
  • “O senhor gostaria de que eu agisse diferente?”
  • “Não. É que não é comum”
  • “Pois eu sou assim mesmo. Eu acho que meu papel aqui é passar essa coisa boa para as pessoas. Já pensou se eu ficar me lamentando. Eu sou assim, e vivo assim. E acho que se todos fossem assim, seria melhor para todo mundo!”

 

Analisemos a situação sob a ótica do senso de servir, que propõe que “servir é executar atividades visando proporcionar benefícios àqueles a quem servimos”

Todos estamos acostumados a cumprimentar as pessoas, com bom dia, boa tarde, boa noite. Mas às vezes o fazemos por mero ritual de boa educação.

MAS,

Que tal, se, além de cumprimentar, as pessoas de fato, se preocupassem em DESEJAR UM BOM DIA. Não um bom dia da boca pra fora, mas um bom dia que que faça você ter um dia bom, um dia melhor, que jogue seu “astral” pra cima!

Um bom dia como o de Ivan – esse é o nome dele – vem carregado de coisa boa. Além do ato de cumprimentar, demonstrando atenção , respeito e educação, o que recebemos é:

  • um BOM DIA cheio de energia, em vez de apatia;
  • um BOM DIA sorridente, contente, envolvente, em vez de aparente;
  • um BOM DIA positivo, emotivo, comunicativo, em vez de defensivo;
  • um BOM DIA eloquente, saliente, presente, e não apenas obediente;
  • um BOM DIA ativo, altivo e vivo em vez de passivo;

Estes são algumas características de um verdadeiro bom dia, como poderíamos praticar, todos os dias, em todos os lugares, com todas as pessoas!

Enfim,

Um bom dia como o descrito neste texto de fato pode provocar um dia melhor, a qualquer pessoa do mundo.

Como as empresas ganhariam se colocassem pessoas como  Ivan na entrada de suas recepções. Mas como costumo dizer, costumamos colocar pra fora o que temos de melhor dentro de nós: Ivan coloca energia, alegria. E você?

Parabéns Ivan!

E obrigado, pois naquele dia, tive um dia de trabalho bem melhor.

4 comentários sobre “O bom dia que contagia!

  1. Ivan já foi meu funcionário e mesmo nos dias mais difíceis, lá estava ele, sorrindo e sendo simpático com todos. Realmente o BOM DIA dele é contagiante! Se tivéssemos, pelo menos, meia dúzia de “Ivans” nas empresas, o atendimento ao cliente seria bem diferente do que nos deparamos hoje. Realmente ele surpreende!

  2. De fato a diferença de colocar sentimento efetivo no cumprimento feito inicialmente por educação faz sensível diferença. Aprendi contigo, Nóbrega, a observar a prestação de serviço e é incomum recebermos um bom dia como este do Ivan, o que demonstra haver espaço considerável para a melhoria da qualidade em serviços, investindo pouco (muito pouco).

  3. Li um livro de Rogério Caldas ( atendimento Show) que retrata justamente isso, fazermos diferente. Eu junto com minha equipe decretamos o fim do atendimento medíocre e levamos muito a sério isso. Montamos uma peça no final do ano e retratamos a realidade aí fora, onde os clientes estão com muita carência de um atendimento humanizado. Recomendo para todos os gestores trabalharem com a sua equipe este livro, pois na minha surtiu um grande efeito e hoje já estamos no terceiro ano consecutivo do Atendimento Show.O cliente merece respeito, merece um sorriso desse ao entrar na empresa, pois mesmo que esteja com algum problema conseguimos quebrar aquela energia negativa! Então venham para o atendimento Show da Viva e vão presenciar o respeito e simpatia para com nossos clientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s