Comportamento do gestor público

Este artigo faz parte da série “gestão no serviço público”, sendo o décimo de um total de 10.

Qual o comportamento adequado do gestor público?

Gestor público deve servir a quem? Você acha que os gestores públicos ocupam cargos públicos para servir ao povo ou para servir-se do povo? Ou dos cargos? Com quem, de fato, os gestores estão comprometidos?

Segundo o professor Fernando Trigueiro (FCAP), “gestão é alcançar resultados através de, e com, pessoas”. Num mundo cada vez mais automatizado, onde robôs estão operando pessoas, naturalmente guiados pelo homem, sinto que a parcela de contribuição das pessoas tende a diminuir.

Entretanto, em algumas áreas, e na área pública em especial, a influencia das pessoas nas operações, e, portanto, no resultados de serviços parece fadada a ser grande, por muito tempo.

Por outro lado, a gestão pública, pelo fato de haver a troca dos atores principais, usualmente a cada quatro anos, torna a gestão também vulnerável aos princípios, vontades e capacidades destes gestores.

Acaba que a operação fica dependente da gestão. Neste sentido, o papel dos gestores é preponderante na prestação de serviços à sociedade, que é a finalidade das instituições públicas.

A imagem do gestor público …

Certa vez li uma afirmação atribuída ao ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, que dizia “imagem é reflexo do que se faz”.

Assim, creio que o gestor público será reconhecido por aquilo que faz, muito mais do que por articulações e publicações alusivas à promoção de imagem, normalmente veiculadas através de peças publicitárias.

Funções do Gestor?

Porém não é o gestor que FAZ, mas sua equipe. Gestor PLANEJA e ACOMPANHA, muito mais do que EXECUTA. Assim, o papel do gestor pode ser avaliado através dos resultados proporcionados por sua gestão.

Uma maneira de avaliar o comportamento do gestor público é quanto ele dedica a PLANEJAR, EXECUTAR, ACOMPANHAR, e ATUAR na correção e ajuste de rota (Ciclo P-D-C-A)

Gestão para quem?

Mas, fazer gestão para quem? Com quem o gestor público deve se comprometer, e priorizar os resultados de sua gestão? Recorramos a um artigo publicado anteriormente, em que descrevemos os atores a quem o gestor público deve servir:

  • ao cidadão-usuário, pelos serviços prestados a este, nas várias áreas e esferas de atuação municipal, estadual ou federal;
  • ao cidadão-contribuinte, administrando adequadamente os recursos por este “disponibilizados”, bem como prestando conta da correta aplicação das contas públicas;
  • ao cidadão-eleitor, de certo modo, seu cliente-patrão, com quem tem um acerto de contas a cada período de mandato regulamentar estabelecido;
  • aos partidos, visando seguir a ideologia e princípios de luta de sua agremiação;
  • aos políticos, independente de partidos, …em busca de fazer suas alianças e obter recursos e meios para avançar seus projetos e ações de melhoria da sociedade;

Enfim, o comportamento do gestor público…

Assim, sugiro um esquema simples, de fácil compreensão, tanto para estimular como para avaliar, o comportamento de gestor público.

No Quadro 1 apresento, na coluna à esquerda, as funções de um gestor (PDCA), e na linha superior, os atores a quem o gestor público pode concentrar seus esforços.

Quadro 1: Perfil de comportamento do gestor públicos e os agentes de comprometimento (a quem servir?)

Cidadão usuário

Cidadão contribuinte

Cidadão eleitor

Partidos

Políticos

Resultado

Planejar

Executar

Verificar

Atuar corretivamente

Que tal avaliar-se (você, gestor público) ou você, cidadão, avaliar seus gestores públicos, fazendo uso do esquema proposto?

Nesta série de artigos discorremos sobre gestão no serviço público. Na Figura 1 apresentamos a estrutura dos 10 artigos.

Estrutura da série de artigos "Gestão no serviço público"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s