Qualidade é algo bom ou ruim? Qualidade é algo positivo ou negativo? Dependendo do ponto de vista, as duas respostas são corretas. Como isto é possível?

Mas como é possível enxergar a qualidade como algo negativo?
Segundo Juran, existem duas maneiras de compreender a qualidade:
- A qualidade proporcionada pela presença de atributos, que fazem o cliente perceber mais qualidade em um produto em função das características que este apresenta;
- A qualidade proporcionada pela ausência de defeitos ou falhas, que fazem com que o usuário de um produto percebe menos qualidade na medida em que este produto apresenta um índice maior de falhas
A qualidade positiva
No primeiro caso, chamamos isto de QUALIDADE POSITIVA. Esta qualidade está relacionada ao fato de um produto apresentar mais atributos e, consequentemente, desempenha mais funções.
Assim, dois veículos de mesma marca e modelo podem ter níveis de qualidade diferentes, dependendo de itens (ou acessórios) presentes em cada um. Se o veículo A é do mesmo modelo que o veículo B, porém A tem ar condicionado, enquanto B não tem, dizemos que A tem maior nível de qualidade que B.
Isto serve para qualquer tipo de produto, em qualquer lugar do mundo.
A qualidade negativa
No segundo caso, chamamos de QUALIDADE NEGATIVA, e esta qualidade está relacionada ao fato de um produto apresentar mais defeitos que outro.
Assim, dois veículos de mesma marca e modelo podem ter níveis de qualidade diferentes, dependendo das falhas presentes em cada um. Se um veículo A apresenta mais defeitos que o veículo B, dizemos que B tem maior nível de qualidade que A.
Isto também serve para qualquer tipo de produto, em qualquer lugar do mundo.
Portanto,
A afirmação no início deste texto é altamente provocativa. Qualidade sempre será algo BOM. Porém, existem duas maneiras de encararmos: o enfoque positivo ou negativo.