Qualidade superior custa mais? Um produto barato significa um produto de qualidade inferior? Isto está mudando?

Usualmente tendemos a pensar que a qualidade superior custa mais. Isto é verdade?
Depende do enfoque que você estiver adotando.
A qualidade superior, de fato, pode custar mais…
Se você analisar a qualidade segundo o enfoque positivo – quanto mais atributos ou funções um produto apresentar, maior será seu nível de qualidade, a qualidade superior custa mais.
Por que?
Imagine dois produtos similares, com apenas uma diferença: um deles é feito com um material melhor, que proporciona mais conforto e segurança para o usuário. Provavelmente este segundo material é mais caro. Portanto, se o segundo produto usa este material mais caro, seu custo de produção será maior.
A qualidade superior, por outro, pode custar menos…
Se você analisar a qualidade segundo o enfoque negativo – quanto menos defeitos um produto apresentar, maior será seu nível de qualidade, a qualidade superior custa menos.
Por que?
Imagine dois produtos quaisquer, produzidos em determinado período, e um deles é feito de forma tal que apresenta mais defeitos que o outro. Aquele que apresenta mais defeitos necessitará de mais inspeção, possivelmente será retrabalhado, poderá exigir a troca de material ou até mesmo parte da produção será descartada. Como existe mais perda durante o processo produtivo, este produto, de qualidade inferior, custa mais. Portanto, o produto de qualidade superior custa menos.
Enfim,
Dependendo do nível de qualidade que você deseja para seu produto, a qualidade superior poderá custar mais. Ou menos!
Ótimo artigo, faz o leito exercer o raciocino lógico.
show de bola!!! realmente a lógica esta no ar!!!
Veryy creative post