Pessoas servidoras: isto existe?

Diante de um mundo tão competitivo, inseguro, cheio de atitudes egoístas, é possível encontrar pessoas servidoras? Dá para pensar em fazer o bem nos dias atuais? Como pensar em fazer o bem se há tanto mal espalhado por aí?

Existe gente servidora?

Para alguns, a natureza do home é má! O homem é mau, e tende a ter comportamento egoísta, buscando SEU sucesso, ascensão e bem estar, em detrimento da felicidade do outros.

Gandhi, que viveu lutando pelo bem, depois de muita luta e algumas importantes vitórias, foi assassinado por um oponente político. Assim como Gandhi, podem ser citados outros exemplos de pessoas que lutaram pelo bem e findaram sendo tratadas com violência: Mandela, Chico Mendes, Martin Luther king, entre outros.

Apesar de todo este movimento contra, eu lhe pergunto:

  • Você consegue se lembrar de alguém que você chamaria de “uma pessoa servidora”?

Eu não tenho a menor dúvida de que você encontrará alguns nomes. Veja bem: eu disse ALGUNS, no plural.

Eu poderia encerrar este artigo aqui. Mas prefiro ir adiante, indagando:

  • De cada dez pessoas que você conhece, quantas mereceriam o título de “uma pessoa servidora”?

Provavelmente a quantidade de servidores em sua, em nossas vidas, é menor do que as não servidoras. Não importa. SERVIDORES EXISTEM! Isto é o que conta.

Como refletiu John Lennon ”você pode me achar um louco, mas eu não sou o único”

Eu poderia encerar este artigo aqui. Mas decido ir um pouco além:

  • Quais são as principais características que estas pessoas têm para receberem o título de servidoras?

Importante não confundir servidor com serviçal, escravo, ou mesmo o conceito de servilismo.

Paro por aqui!

Desta vez não vou escrever mais sobre o tema. Solicito que você, leitor deste blog, contribua, inserindo sua contribuição à questão acima (e abaixo).

Coloque sua contribuição clicando em COMENTÁRIO, logo abaixo do título deste artigo, e respondendo à questão:

  • Quais são as principais características, na sua opinião, de uma pessoa que você chamaria de servidora?

  Reflexões…

  • O mundo é tão mal assim que não conseguimos encontrar pessoas servidoras?
  • Quais as principais características servidoras você consegue encontrar na sua organização ou empresa?
  • Quais as principais características servidoras você enxerga serem necessárias para desenvolver  na sua organização ou empresa?


16 comentários sobre “Pessoas servidoras: isto existe?

  1. Estou atualmente fazendo a minha monografia sobre grandes líderes históricos e um dos escolhidos foi o maior líder de todos os tempos “Jesus Cristo”, este recebeu sua missão em treinar 12 homens sem a menor experiência e conseguiu atingir seu objetivo. Um líder servidor como este jamais existiu, então temos que tê-lo como base para ser uma pessoa melhor a cada dia, estar aberto as críticas, a fazer nossa mudança interna, a pensar no próximo. Quando tomar uma decisão pensar todos os pontos, se esta é necessária e se trará alguma contribuição. O servir é o pensar no próximo, não ser egoísta, compartilhar as conquistas e a enfrentar juntos a derrota, sem encontrar culpados.Um excelente livro ” O monge Executivo ( Hunter) e Jesus o maior líder de todos os tempos ( Jones). Boa Leitura e estes me renovaram como pessoa, líder e amiga.

  2. Penso que pessoa servidora, é aquela que dentro da empresa contribui sem querer tirar proveito, quando completa uma tarefa de um colega de trabalho que não conseguiu completar.

  3. Obrigado, Fabiana. O livro do Hunter é, para mim, uma boa e agradável leitura. Se você quiser ver mais sobre o assunto, procure Robert Greenleaf. Este é o autor que primeiro escreveu sobre Liderança Servidora. Sucesso na Monografia!

  4. Pessoa servidora pode ser aquela que ensina, orienta, faz junto…. de fato não é fácil encontrar, pq além da competitividade extremada, algumas pessoas flutuam sempre no superficial, mas como disse a Fabiana, Jesus, o maior lider servidor nos deixou uma infinidade de bons exemplos…..

  5. Obrigada Kléber pela indicação! Sempre que posso lhe acompanho, este blog foi indicação da minha gestora Mary Silveira e acabei de mandar para todos os colaboradores se deliciarem com esta leitura.Nosso gestor da Qualidade Lauremar me respondeu que tem muitas obras sua e irá me passar.Obrigada por nos agraciar com seus e-mails e nos ajudar a refletir melhor, a ser líderes melhores. Parabéns!

  6. Olá!
    O mais servidor de todos os líderes foi realmente Jesus Cristo! Ele foi o mestre da sensibilidade, gentileza, resiliência, fé, autoridade, empatia, enfim, perfeito! E graças a Deus e a Jesus por ter nos deixado um manual de vida, a Bíblia.
    Na empresa que trabalho,tem 45 anos de existência e os fundadores são vivos, saudáveis e ativos e ainda são mestres em servir!
    Dessa forma, temos muitas pessoas servidoras dentro da empresa e somos treinamos para isso, muito embora seja um comportamento pessoal e nem sempre as pessoas estão dispostas, por esse outro motivo, temos um tanto maior de não servidores…rsss.
    Mas quero deixar registrado que as características dos servidores que mas me chama a atenção, são as seguintes: fazer aos outros com prazer, alegria em servir transborda e leveza em fazer, não há um esforço em servir, simplesmente flui!
    O que difere claramente de quem faz algo para o próximo, esperando alguma coisa em troca

  7. No meu entendimento, existem sim pessoas servidoras. São aquelas que se colocam sempre no lugar das outras pessoas, enxergando seus anseios e expectativas para entendê-la e aprimorar seu relacionamento. Para isso, devem desenvolver um olhar mais abrangente e sensível do mundo ao seu redor.
    Querem um bom exemplo? Assistam no Youtube o vídeo intitulado “Gentileza, gera gentileza”. Esse vídeo mostra o cotidiano do Inspetor Meirelles do Detran de Espírito Santo e de como o seu comportamento servidor impacta positivamente na vida das pessoas com as quais ele se relaciona .

  8. Boa tarde,
    Achei o comentário do sr:Marcelo Dantas Nepomuceno o mais adequado para um ser humano que quer servir..São aquelas que se colocam sempre no lugar das outras pessoas, enxergando seus anseios e expectativas…
    Sempre digo aos meus amigos, colaboradores, procure sempre resolver uma questão se colocando do outro lado, “como vc gostaria de ser tratado”…penso assim e acho que sempre funciona……

  9. Pessoas “servidoras” são as que colocam a mesma importância as suas prioridades, só que em prol do bem estar do seu próximo.

  10. Jesus é para mim o exemplo do servir, pois digo sempre aos meus filhos se ele é o Rei dos Reis e disse: eu vim para servir e não ser servido. E servir para nós mortais é ajudar sem pensar no financeiro no eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s