Líderes servidores: isto é possível?

Um líder deve “mandar” ou “pedir”? Um líder pode ser paciente e influente? Ou o bom líder é aquele que faz acontecer usando seu poder? Um líder verdadeiramente forte é calmo ou raivoso?

Gandhi, um verdadeiro Líder Servidor!

Usualmente os líderes são pessoas enérgicas, de personalidade forte, que “conduzem” os destinos dos outros. Muitas vezes costumam dar ordens, com voz firme e altiva. Por outro lado, surge a proposta de Liderança Servidora, propondo que o líder deve ser paciente, gentil, aja com doação e renúncia, saiba ouvir, tenha humildade e aja com respeito.

Os dois modelos de liderança, entre tantos, são contraditórios? Na verdade não são contraditórios, mas complementares. Em determinadas situações, fazer uso de um estilo mais autoritário é necessário. Mas, na maioria das vezes, ser respeitoso e menos “mandante” deve ser buscado com intensidade.

Com a evolução para a sociedade do conhecimento – o mundo em que vivemos – em que as pessoas não se sujeitam mais a simplesmente receber e seguir ordens, o que ocorre é que as pessoas exigem (e merecem) respeito, cada vez maior, por parte dos líderes. Já não se pode mais adotar a filosofia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Como cantou Jorge Aragão, “todo imaginário tem valor, e pode transformar esse cenário”

Neste sentido, uma das características mais importantes do Líder Servidor é ter a capacidade de servir – em especial, os líderes de equipes de serviços. Para Hunter, “o líder deve, antes de tudo, saber servir”.

Mas servir não é ser serviçal, não é ser servil, não é ser subserviente, não é ser inferior. Ao contrário destas conotações “inferiorizantes”, servir é muito mais nobre do que  se possa imaginar. E desafiador!

Servir é, essencialmente, saber colocar-se a serviço dos outros, seja o cliente, um colega, um filho, um irmão, um subordinado ou um superior na hierarquia de uma organização, de modo a promover satisfação do outro, alcançando objetivos e resultados, conforme cada situação.

Adotar este tipo de postura exige muita personalidade, conhecimento e segurança!

Além disto, o papel indelegável de qualquer líder é alcançar resultado. E com o Líder Servidor não seria diferente. Não é coisa de ser bonzinho, apenas…

Alguns princípios da Liderança Servidora são:

  • Em vez de fraqueza, fazer uso da gentileza;
  • Em vez de subserviência, fazer uso da paciência;
  • Em  vez de arrogância, agir com elegância;
  • Em vez de dar ordem, fazer com que concordem;
  • Em vez de uso do poder, fazer uso do saber;
  • Em vez de rivalidade, usar simplicidade;
  • Em vez de crueldade, agir com bondade;
  • Em vez de fragilidade, agir com humildade;
  • Em vez de ignorar, aprenda a escutar;
  • Em vez de “alteza”, agir com nobreza.

Mas não se esqueça de alcançar seus objetivos, suas metas. Afinal, o papel do líder é alcançar resultados com sua equipe.

E se conseguir isto sem estressar seu pessoal, seus resultados serão muito mais duradouros!

Líderes servidores, muito mais do que possível, é algo cada vez mais necessário!

Reflexões…

  • Você prefere um líder arrogante, prepotente, ordenador? Ou um líder instigante, inteligente e aglutinador?
  • Você está mais para o primeiro perfil? Ou para o segundo?
  • Como anda a liderança em sua organização ou empresa?

 

3 comentários sobre “Líderes servidores: isto é possível?

  1. Também me faço esta pergunta e outras tantas, pois quais princípios norteariam os seguidores os seus ou de seus líderes? estes se aglutinariamm?E quanto ao comprometimento com as organizações e os seus propósitos pessoais e de seus liderados? Não é fácil ser líder nem liderado porém convém continuarmos tentando, somos passíveis de erros mas é divino quando conseguimos a dita assertividade.

  2. “Servir não é ser serviçal, não é ser servil, não é ser subserviente, não é ser inferior. Ao contrário destas conotações “inferiorizantes”, servir é muito mais nobre do que se possa imaginar. E desafiador!”

    Perfeito…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s