Esvazie sua mente, e alcance resultado excelente

Você anda com a sensação de que sempre tem pouco tempo para fazer tudo o que precisa fazer? Você está terminando os dias com a sensação de que deixou uma série de coisas pendentes? Você passa boa parte do tempo com a cabeça cheia, pensando, frequentemente, na serie de tarefas por fazer?

Mente calma, tranquila, vazia…..

Pois você está com a mente cheia!

Mas, isto pode ser mudado. Você pode esvaziar a mente.

Como?

Coloque para fora de sua mente, as informações que podem, sem comprometimento, ser guardadas em algum lugar, para serem utilizadas quando necessário.

Esse “algum lugar” pode ser qualquer lugar que não seja a sua mente, a fim de desafogar suas preocupações, que muitas vezes, acabam provocando estresse.

Estamos tratando aqui, do estresse e preocupações geradas pelo sentimento, muito frequente, do excesso de afazeres ou informações com as quais temos que lidar no mundo corrido e concorrido de hoje.

Pois alguns cuidados podem ser adotados para lidar com situações como estas:

1. Colocar as informações fora de sua mente, deixando a energia mental reservada para lidar com as informações, no momento que se fizer necessário;

2. Guardar estas informações em arquivos organizados, conforme o tipo e frequência de utilização: assuntos profissionais distintamente de pessoais, de financeiros, saúde, etc. A frequência de utilização tem a ver com aquilo que você usa diariamente, uma vez por mês ou ocasionalmente;

3. Definir regras para a seleção prévia de “quais informações serão tratadas de imediato, e quais serão arquivadas para uso posterior”;

4. Manter disciplina elevada para fazer o sistema funcionar. E aqui reside talvez o mais importante elemento: a disciplina será necessária para fazer funcionar, bem como para identificar os eventuais ajustes.

5. Usufruir do sistema, e aprender com a experiência.

Tenho feito uso deste principio já há algum tempo, e podido aproveitar alguns importantes avanços.

Porém, recentemente fui ajudado por dois aplicativos extremamente simples, fáceis de usar, e eficazes:

  • Evernote: que permite o registro de notas sobre qualquer assunto que nos diga respeito, de forma ágil e interativa, pois interliga distintos aparelhos que usemos, como smartphone, tablet e computador. Qualquer registro feito em algum dos “dispositivos” é, automaticamente sincronizado nos demais, através de conexão WIFI (www.evernote.com);
  • Toodledo: um outro aplicativo extremamente fácil de usar, que serve para registrar TAREFAS a serem realizadas. Como o Evernote, permite ser utilizado em diferentes aparelhos, e a sincronização é feita via WIFI (www.toodledo.com).

Hoje, qualquer solicitação que me seja feita, em vez de me preocupar em lembrar, eu registro no apllicativo, e…. pronto. Ele me lembra mais adiante, no momento em que eu tiver agendado.

Não sou especialista em informática, muito menos representante das empresas que comercializam os aplicativos aqui citados, mas decidi trazê-los neste artigo do blog, pelos benefícios que os dois têm proporcionado a mim, na difícil missão de lidar com os afazeres do dia a dia.

A essência do que escrevo aqui tem a ver com os princípios da metodologia conhecida como GTD (Get things done), que significa “faça acontecer”, preconizada pelo autor David Allen.

O uso dos princípios introduzidos pelo autor, potencializado pelos aplicativos citados, tem me ajudado muito!

Como cantou Lenine, “enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso, faço hora, vou na valsa, a vida é tão rara…..”

Para receber um ebook gratuito sobre este tema, recomendo que você leia o artigo “Como alcançar sucesso de um jeito simples” e baixe seu e-book.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s