Ative sua mente, … energia!

Como aproveitar, de forma positiva, a energia do carnaval que acabou de acabar? O carnaval serviu para gastarmos, ou para nos recarregarmos de energia? Como a energia de “não fazer nada” pode ser utilizada?

Ócio Criativo

Agora que passou o período de descarga de adrenalina com os festejos momescos, ou da recarga energética por momentos de introspecção e reflexão, é hora de reativarmos a energia mental, para aproveitar o ano, e todo o potencial que temos para fazer bem o bem que podemos fazer pelos outros.

Assim sugiro que encaremos os últimos dias, de carnaval, como aquele período de “ócio criativo”, termo proposto por Domenico Di Masi, para chamar atenção para o fato de que precisamos de uma parada, em alguns momentos de nossas vidas, para recarregar a energia e ativar o gênio criativo que temos dentro de nós.

  • Você já acordou à noite com uma ideia estonteante para um trabalho que está desenvolvendo, ou para seu negócio?
  • Você já “descobriu” a solução para um problema quando estava fazendo algo totalmente diferente do tema tratado?
  • Você já encontrou resposta para uma questão que lhe atormentava, quando discutia com outra pessoa sobre música, no meio de uma brincadeira, ou andando na praia?

Caso você tenha respondido afirmativamente a alguma das questões, você foi “vítima” (ou presentado) do “ócio criativo”.

Peguemos uma “carona” nas ideias de Domenico Di Masi, em sua obra “ócio criativo”. Em função da busca excessiva de competitividade, dedicação acentuada e obstinada ao trabalho, e ao fato de que temos, cada vez mais, menos tempo para viver como homem social, e mais necessidade de atuar como agente econômico, o autor propõe algumas diretrizes:

  • Estruturação das atividades humanas através de equilíbrio entre trabalho, estudo e lazer;
  • Valorização e aproveitamento do tempo livre;
  • Intensificar a distribuição da riqueza decorrente do aumento de produtividade;
  • Distribuição consciente do tempo, do trabalho, da riqueza, do saber e do poder, reduzindo conflitos entre pessoas e grupos;

Assim, encare os dias de carnaval como um destes momentos que nos brindam com energia criativa, ativa, e altiva, que podemos fazer uso para tornar nossa caminhada mais proveitosa, produtiva e viva, sem estressar com a correria do dia a dia.

Como cantou Marley, ” Ninguém além de nós mesmos pode libertar nossa mente. Não tenha medo da energia atômica”

2 comentários sobre “Ative sua mente, … energia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s