Mente boa, Serviço bom!

Qual a relação entre mente e serviço? Quanto “estar bem” impacta no “servir bem”? Até que ponto um bom serviço depende do estado mental de quem o presta?

Mente boa, Serviço bom!

Nos 3 últimos artigos tratamos de conduzir nossa mente de modo a aproveitar melhor o seu potencial para lidar com situações do dia a dia.  Trouxemos reflexões sobre “esvaziar a mente”, “encher a mente de alegria”, e “ativar a mente, com energia”.

Neste artigo, fazemos uma retomada da essência de cada artigo anterior, fazendo relação com a prestação de um bom serviço.

Esvaziar a mente guarda relação com “colocar fora da mente aquilo que pode atrapalhar a concentração, mas que, quando se fizer necessário, estará guardado em algum lugar acessível”. Em outras palavras, deixar à mão, mas fora da mente, informações, instruções, guias, que podem se fazer necessárias à boa condução dos serviços.

Encher a mente de alegria guarda relação com “equilíbrio e entusiasmo necessários para proporcionar tranquilidade, bem estar e bom humor, àqueles a quem estamos servindo”. Em outras palavras, não trazer para a relação de serviço eventuais dissabores, preocupações, aborrecimentos que possam interferir, negativamente, na relação do prestador do serviço com aquele que o está recebendo…..

Ativar a mente com energia tem relação com a predisposição mental para colocar em pratica o que foi dito antes. Entendemos que a atitude do prestador do serviço tem grande influencia na forma de agir diante das pessoas, estejam estas na condição de clientes ou outra condição qualquer.

Como citado na conhecida expressão “mente sã, corpo são”, alguns aspectos merecem ser comentados, no sentido de deixar clara a relação entre mente boa e serviço bom. Devemos ter:

  • Mente boa, para saber o que fazer e como fazer…
  • Mente boa, para saber o que não fazer…
  • Mente boa, para que se queira fazer o que tem que ser feito…
  • Mente boa, tranquila o suficiente para fazer o que tem que ser feito, transmitindo paz e bem estar para aqueles a quem se está servindo….
  • Mente boa, equilibrada para fazer o que tem que ser feito, contornando eventuais adversidades surgidas na hora da verdade….
  • Mente boa, para desejar servir com responsabilidade, simplicidade, renúncia, iniciativa, desejo de ajudar, fazendo o bem, e proporcionando bons resultados….
  • Mente boa, competente o suficiente para monitorar o andamento do serviço, visando um processo de execução e um resultado adequados …
  • Mente boa, isenta, para separar a emoção da razão, eliminando ou reduzindo possíveis interferências inesperadas, seja por arte de quem recebe o serviço, seja por parte de quem presta o serviço…..

O estado mental é importante em qualquer situação da vida, seja em termos pessoais ou em termos profissionais – tanto em empresas fabricantes de bens como naquelas que atuam na prestação de serviços. Mas, em serviços a influencia do comportamento das pessoas tem um peso maior.

Os serviços serão muito melhores se cada um que presta serviço puder, como Ivete,  cantar: “pense bem, mente sã, corpo são… tô feliz, tô afim, tô legal…. e nesse astral, Vou ficar até amanhecer!”

 

2 comentários sobre “Mente boa, Serviço bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s