Você consegue pensar estrategicamente? Você conhece a estratégia de sua organização? Como podemos aprender a pensar estrategicamente?
No artigo anterior pedi a colaboração dos leitores do Blog, para realizar uma pesquisa. A pergunta colocada foi:
Quais são os 3 (somente três) principais problemas de sua empresa?
O tratamento dos dados obtidos está sendo feito classificando os problemas relacionados em estratégico, tático ou operacional.
O que caracteriza cada um destes níveis?
Estratégia tem a ver com assuntos que dizem respeito a toda a organização, e não a um assunto diretamente relacionado com um produto, serviço, ou mesmo um departamento. Tático tem a ver com assuntos relacionados a um departamento, setor, unidade – uma gerencia, por exemplo. Operacional é aquilo que diz respeito à operação, isto é, a produção numa indústria, ou a prestação de um serviço específico.
Estratégia tem a ver com assuntos que podem ser resolvidos de médio para longo prazo. Um problema estratégico, de modo usual, não costuma ser resolvido em um mês ou um trimestre. Tático normalmente tem impacto de médio para curto prazo. Um problema tático é, normalmente, resolvido em no máximo um trimestre. Operacional tem a ver com um dia, ou alguns poucos dias. Um problema operacional costuma ser resolvido em dias, talvez poucas semanas.
Estratégia tem a ver com assuntos que exigem tomada de decisão por parte da Direção de uma organização. Tático diz respeito a assuntos resolvidos por um ou poucos gerentes, relacionados a um departamento. Operacional está relacionado com um setor de um departamento, envolvendo, normalmente, supervisores e sua equipe para seu tratamento.
O que dizem os números da pesquisa que fizemos?
Estamos tratando os dados, e, no próximo artigo (próxima segunda-feira), apresentaremos os resultados e sua análise.
Aguarde mais um pouquinho. A discussão valerá a pena!
Se preferir, indique o site, e o artigo anterior, a um conhecido seu, para enriquecermos a pesquisa (Você pensa estrategicamente? « Blog de Kleber Nóbrega)
2 comentários sobre “Você pensa estrategicamente? – parte 2”