… pequeno GRANDE serviço!

Por que algumas boas empresas, ao crescerem, parece que esquecem a lição de casa? É impossível ser grande e bom? Por que alguns pequenos se destacam ante os GRANDES?

E por falar em pequeno…..

No artigo anterior chamei atenção para o fato de que pequenas empresas que prestam um bom serviço, e que, com o tempo e crescimento, perdem-se ao longo do caminho, permitindo que a qualidade de seus serviços se deteriore de forma intensa.

Rendo minhas homenagens, no artigo de hoje, a uma pequena GRANDE instituição de ensino, localizada (desconfio que, por enquanto) em São Luís do Maranhão.

Tenho tido o prazer de participar em alguns cursos de MBAs por este Brasil e noto a preocupação de algumas instituições de ensino em “fechar novas turmas”. Algumas grandes instituições fazem um bom trabalho. Noto, entretanto, que algumas têm a preocupação de fazer um trabalho excelente – não só no nome.

Pois é isto que tenho vivenciado naquela “pequena” instituição. Fico absolutamente à vontade para usar o adjetivo “pequena”, pois sem sombra de dúvida, com o nível de serviço oferecido, será pequena por pouco tempo.

Mas o que eles fazem tanto?

  • Conteúdos programáticos atualizados, integrados ao contexto geral do curso, com encadeamento entre as disciplinas e coerência entre programa estruturado e curso realizado;
  • Biblioteca compatível com as necessidades do curso, em instalações simples, confortáveis e adequadas ao propósito de estudo individualizado ou coletivo;
  • Salas de aula com bom dimensionamento, conforme em termos de espaço e climatização, equipamentos de áudio e vídeo absolutamente compatíveis; iluminação adequada, permitindo controles por seção das salas, permitindo adequação conforme o tipo de atividade em desenvolvimento;
  • Instalações de apoio novas, organizadas, bem sinalizadas, limpas, e em excelente estado de conservação;
  • Suporte logístico ao ensino e outras atividades funcional, não deixando nada a desejar aos melhores cursos de pós graduação internacionais;
  • Um apoio aos docentes visitantes inigualável, com recepção e traslado personalizado, atento e respeitoso; acomodações convenientes para hospedagem; ciceroneamento inigualável; apoio acadêmico exigente, competente e eficiente.

E você, leitor, poderá perguntar: mas o que tem de diferente nisto?

Na verdade, nada além do que deveria ter. A tristeza é reconhecer que, embora o que relatei aqui seja meio óbvio, muitas vezes, não se faz presente.

Por outro lado, mesmo que eu passasse cinco páginas descrevendo o que lá ocorre, dificilmente conseguiria reproduzir a experiência de quem vivencia o serviço prestado pela Escola de Negócios Excellence.

Tenho tido a honra de acompanhar a equipe da instituição desde seu começo, quando ocupava algumas salas de uma instituição maior, mas ali, já se notava a preocupação de todos os membros da equipe em fazer o melhor pelo curso, pelos alunos, pelos professores.

Por isto, mais uma vez, chamo a atenção das grandes organizações em empresas, que não deixem de aprender com os pequenos. A imagem que usei no início deste blog teve a intenção de, com o uso da figura vermelha, destacada, ressaltar a homenagem e o reconhecimento dos pequenos GRANDES serviços.

Parabéns aos que fazem a Escola de Negócios Excellence – ENE!

Continuem GRANDES na excelência do serviço, pois sinto que voc6es serão grandes em tamanho!

6 comentários sobre “… pequeno GRANDE serviço!

  1. Professor antes de tudo muito OBRIGADA!
    É sempre um prazer ter um serviço de qualidade, pois sempre procuramos ser regida pelo respeito e confiança perante nossos alunos e professores.
    E suas palavras prova que estamos no caminho certo.
    Mas gostaria de agradecer mais ainda pelo senhor fazer parte desta EQUIPE..
    De sua amiga sempre…Valdirene Leal (Coordenadora Acadêmica da ENE)

    1. Prezado Mestre.
      A única maneira de fazer um excellente trabalho é fazendo aquilo que amamos fazer.
      O verdadeiro sucesso da ENE, está em reconhecer a potencialidade dos seus colaboradores, tornando-os otimistas e autodesenvolvidos, pessoal e
      profissionalmente, imbuidos de um só propósito, construir uma instituição sólida focada em formar pessoas verdadeiramente competentes. Por isso, procuramos o senhor para nos ajudar a desenvolver esta árdua tarefa, por que grandes líderes só se faz com mestres competentes como o Sr. Dr..Kleber Nobrega.

      Pedro Carreira
      Dir. Operações ENE.

      1. Prezado Mestre
        A única maneira de fazer um excellente trabalho, é fazendo aquilo que amamos fazer.
        O verdadeiro sucesso da ENE, está em reconhecer a potencialidade dos seus colaboradores, tornando-os otimístas e autodesenvolvidos, pessoal e profissionalmente, imbuídos de um só propósito, construir uma instituição sólida focada em formar pessoas verdadeiramente qualificadas. Por isso, procuramos o amigo para nos ajudar a desenvolver esta árdua tarefa, porque grandes líderes só se faz com mestres competentes como o senhor Profº Dr. Kleber Nobrega..

        Pedro Carreira
        Dir. Operações

  2. É gratificante ser reconhecida pela nossa capacidade de esforço conjunto, pois esta “PEQUENA” instituição da qual faço parte é feita de pequenos ajudadores, todos nós nos sentimos como partes de uma orquestra, que tem no seu maestro: liderança, confiança e credibilidade. E que venham os grandes desafios, estamos com muita vontade de crescer. E sabemos que como você faz parte desta equipe, seremos mais que vencedores.
    Sílvia Mendes.

  3. Até o presente momento e lembrando que a última disciplina foi a de “Gestão da Qualidade em Serviços”, que foi ministrada com excelência pelo Kleber Nóbrega, posso afirmar que na ENE não vale aquele ditado: “Casa de ferreiro, espeto de pau”… Tenho o prazer de aprender nesta instituição e do meu ponto de vista como cliente estou satisfeito. Essa é a minha percepção!. Parabéns à toda equipe da ENE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s