A diferença entre PRECISAR e DESEJAR …

Qual a diferença entre PRECISAR de algo e DESEJAR algo? Quando você PRECISA fazer algo, você busca isto com a mesma intensidade que quando você DESEJA algo? Para evoluir, é mais importante que você precise crescer ou que você deseje crescer?

Estas são algumas provocações que podem fazer diferença na sua vida pessoal ou profissional, trazidas por Sam Backford e Steve Chandler em seu livro “100 maneiras de criar riqueza”.

Os autores apontam diferenças importantes entre o fato de você precisar de algo e você desejar algo. Em essencial, relacionam PRECISAR como algo limitador que motiva alguém a buscar recursos para suprir suas necessidades, na maior parte das vezes, de sobrevivência. Por outro lado DESEJAR algo nos impulsiona a buscar recursos para evoluir, crescer, alcançar novos patamares de desenvolvimento e crescimento.

Relaciono, em seguida, alguns pontos adicionais, que merecem atenção, e cuja reflexão pode ajudar a mudarmos nosso modelo mental em relação aos desafios e dificuldades que possamos vir a enfrentar:

  • Quanto mais você precisa, mais dependente você tende a se tornar. Precisar está para ser dependente, enquanto desejar define os rumos de quem ou o que você pode se tornar, exigindo, assim, uma postura de liberdade e independência no sentido de buscar soluções novas para problemas novos
  • Precisar joga você na direção de conseguir recursos para manter o status quo, contribuindo assim, para usar recursos e soluções já conhecidas, enquanto desejar joga você pra cima, exigindo criatividade para encontrar novas opções, novos caminhos;

Pense bem: pessoas de grande sucesso, responsáveis por alcançar vitorias significativas em suas vidas, como Pelé, Roberto Carlos, Gandhi, entre outros, chegaram onde chegaram por que precisavam ou por que desejavam algo diferente, e melhor, em suas vidas?

Grandes organizações se tornaram grandes, como Casas Bahia, Wal Mart, Boeing, Petrobras, por que precisavam crescer, ou por que desejaram crescer?

Procure pensar sobre o papel do PRECISAR e do DESEJAR em sua vida. Nos momentos e fases em que você mais cresceu, evoluiu, se desenvolveu, você estava focado em alcançar o que você precisava, ou em encontrar coisas, objetivos que você desejava?

Backford e Chandler sugerem um exercício simples: relacione, numa folha, as suas necessidades, à esquerda, e os seus desejos à direita. Faça um comparativo respondendo à seguinte questão: se você conseguir alcançar cerca de dois terços, de cada um dos lados, qual somatório colocará você numa situação bem melhor do que sua situação atual?

5 comentários sobre “A diferença entre PRECISAR e DESEJAR …

  1. Gostei….texto aplicável a diversas situações de vida, por exemplo na saúde….trabalho com Educação em Saúde, estive em evento científico recente que um grande médico afirmava…”Não adianta mandar meus pacientes praticarem atividade física para manterem sua saúde melhor….eles não vão….” .
    Sinto que falta aos profissionais de saúde em geral “atitudes” que os façam olhar seus pacientes de igual pra igual…entre tantas outras coisas…..

  2. Belo texto, faz pensar em como é nossa atitude frente a desafios. PRECISAR todos precisamos de algo, mas DESEJAR é diferente para cada um. Lendo o texto lembrei das necessidades humanas descritas por Maslow, na base do modelo de necessidades está o que precisamos – atender as necessidades fisiológicas e de segurança -, mas nosso desenvolvimento humano será mais evoluído na medida em que ascendemos aos patamares das necessidades sociais, de estima e de autorealização. Assim, penso que PRECISAR e DESEJAR sempre caminham juntos, mas o PRECISAR vem antes “precisa” ser bem resolvido do contrário o DESEJAR fica prejudicado ou até inviabilizado.

  3. Excelente alerta, amigo…pois a percepção do que precisamos, sem ser diferenciada do que desejamos na forma como expõe o texto, orienta nossos investimentos. Fazer o que precisamos pode não levar ao que desejamos para nós mesmos. Concordo com o Prof. Robin Pagano quando afirma que os dois “andam de mãos dadas”, no entanto, priorizar o que desejamos construirá o futuro melhor do que se nos ativermos apenas ao que precisamos no momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s