Você já viu um vendedor dar parabéns pro cliente, ao concluir a compra de um produto? Ou um atendente parabenizar o cliente por determinado comportamento deste? As pessoas que trabalham em atendimento estão, normalmente, preocupadas com o cliente?
Recentemente uma profissional de Marketing, ao elogiar o atendimento de um atendente de loja, mencionou um episódio, por ela vivenciado, numa loja Apple, na Austrália, em que, ao finalizar sua compra, ouviu a seguinte expressão: “parabéns por ter comprado um produto Apple”.
Alguns diriam que isto se deve a um certo sentimento de superioridade pelo produto comercializado – os funcionários e usuários de produtos Apple acabam, muitas vezes, aparentando um certo ar de “arrogância”, afinal, os produtos daquela marca são tidos, por muitos, como os melhores.
Porém, o que se pode perceber, numa atitude como esta, é a orientação transmitida pelo funcionário, no sentido de evidenciar que o cliente acaba de adquirir um produto que, para muitos, constitui um sonho. Parabenizar o cliente pela aquisição influencia positivamente, sua percepção sobre o produto.
O próprio inicio de operação das lojas Apple teve como intenção proporcionar esta sensação de encantamento aos novos usuários, sobretudo aos não usuários de produtos daquela marca. A estratégia de localização, bem como o sistema de atendimento visavam facilitar o acesso aos produtos, e receber orientação sobre funcionalidades, desempenho, e configuração.
Por tudo isto, dá para entender o fato de o atendente ter dado “parabéns pro cliente”.
Resta uma questão:
Este comportamento é intencional? Planejado? Sistematizado?
Penso que não, afinal já visitei várias lojas Apple (não na Austrália), e nunca fui abordado desta maneira. Mas a colega da profissional de Marketing aqui mencionada, também na Austrália, também teve o mesmo tratamento. Será que é apenas na Apple australiana?
Finalizo agradecendo Juliana Fernandes, pelo belo relato!
É uma atitude que só traz ganhos, não só para quem compra, que passa a ter a sensação de uma boa aquisição, como para quem vende, pois demonstra interesse pela pessoa do comprador e não apenas pensando na comissão da venda.
E tira a possivel impressão de que quem vende está interessado apenas na comissão!
Sou corretora de imóveis e aqui em Natal, em algumas imobiliárias, recebemos tal orientação. Parabenizar o cliente ao finalizar a venda do imóvel.
Que bom, Giovana, saber que temos empresas com esta orientação!
Acho muito valido parabenizar o cliente quando a compra realizada for um produto de grandeza maior como: casa, carro… De fato não é apenas a efetuação de uma compra, mas a “realização um sonho”.