Parabéns pro cliente. Pro cliente?

Você já viu um vendedor dar parabéns pro cliente, ao concluir a compra de um produto? Ou um atendente parabenizar o cliente por determinado comportamento deste? As pessoas que trabalham em atendimento estão, normalmente, preocupadas com o cliente?

Recentemente uma profissional de Marketing, ao elogiar o atendimento de um atendente de loja, mencionou um episódio, por ela vivenciado, numa loja Apple, na Austrália, em que, ao finalizar sua compra, ouviu a seguinte expressão: “parabéns por ter comprado um produto Apple”.

Alguns diriam que isto se deve a um certo sentimento de superioridade pelo produto comercializado – os funcionários e usuários de produtos Apple acabam, muitas vezes, aparentando um certo ar de “arrogância”, afinal, os produtos daquela marca são tidos, por muitos, como os melhores.

Porém, o que se pode perceber, numa atitude como esta, é a orientação transmitida pelo  funcionário, no sentido de evidenciar que o cliente acaba de adquirir um produto que, para muitos, constitui um sonho. Parabenizar o cliente pela aquisição influencia positivamente, sua percepção sobre o produto.

O próprio inicio de operação das lojas Apple teve como intenção proporcionar esta sensação de encantamento aos novos usuários, sobretudo aos não usuários de produtos daquela marca. A estratégia de localização, bem como o sistema de atendimento visavam facilitar o acesso aos produtos, e receber orientação sobre funcionalidades, desempenho, e configuração.

Por tudo isto, dá para entender o fato de o atendente ter dado “parabéns pro cliente”.

Resta uma questão:

Este comportamento é intencional? Planejado? Sistematizado?

Penso que não, afinal já visitei várias lojas Apple (não na Austrália), e nunca fui abordado desta maneira. Mas a colega da profissional de Marketing aqui mencionada, também na Austrália, também teve o mesmo tratamento. Será que é apenas na Apple australiana?

Finalizo agradecendo Juliana Fernandes, pelo belo relato!

5 comentários sobre “Parabéns pro cliente. Pro cliente?

  1. É uma atitude que só traz ganhos, não só para quem compra, que passa a ter a sensação de uma boa aquisição, como para quem vende, pois demonstra interesse pela pessoa do comprador e não apenas pensando na comissão da venda.

  2. Sou corretora de imóveis e aqui em Natal, em algumas imobiliárias, recebemos tal orientação. Parabenizar o cliente ao finalizar a venda do imóvel.

  3. Acho muito valido parabenizar o cliente quando a compra realizada for um produto de grandeza maior como: casa, carro… De fato não é apenas a efetuação de uma compra, mas a “realização um sonho”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s