Elogio pro cliente. Elogio?

Você já foi elogiado por um atendente? Alguma vez um prestador de serviço lhe deu parabéns por algo que você fez? Como você se sentiria se um frentista de posto de combustível elogiasse seu comportamento?

O frentista que elogia o cliente!

Aconteceu comigo num posto de combustível onde costumo abastecer meu carro.

Cheguei e fiz meu pedido, definindo quanto de combustível desejava que fosse colocado no meu carro. Enquanto a bomba de combustível abastecia o tanque, ele indagou se eu gostaria de que ele verificasse o óleo. Eu respondi:

  • “Muito obrigado, eu havia verificado no dia anterior. Costumo verificar rotineiramente”

O rapaz, surpreendentemente, olhou para mim, disse:

  • “Parabéns, senhor!”

Fiquei um pouco em silencio, digerindo aquele elogio. Nunca um frentista me havia elogiado por algo.

Não me contive, e perguntei por que ele me parabenizava.

  • “Por que o senhor cuida direitinho de seu carro”, respondeu ele.

Após esta resposta, percebi que estava diante de algo diferente. Desci do carro e fui papear com ele, fazendo minhas pesquisas sobre comportamento servidor.

  • “Desculpe-me”, disse eu. “É que sou um curioso sobre bons serviços e nunca havia sido parabenizado por alguém em um posto de combustível”

Ele me olhou meio de lado, acho que pensando “este cara deve estar louco”

Não me deixei influenciar por aquele olhar meio desconfiado, e continuei minha abordagem:

  • “Olha, moço, o que você fez, ao me parabenizar, é algo simples, mas me pareceu muito verdadeiro. Eu vivo procurando historias como essa, para incentivar que mais e mais pessoas ajam assim como você agiu. Mais do que eu, quem merece os parabéns é você!”

Apareceu um leve sorriso no rosto ainda desconfiado do frentista, enfim.

Continuei:

  • “Não pense que eu sou louco, nem investigador de alguma coisa. Mas a sua educação, bom humor e elegância são raros de se encontrar por aí”
  • “Obrigado, senhor”, disse ele. “A gente só tenta ser agradável pro cliente”.

E o espirito de pesquisador se acentuou em mim. Foi quando perguntei a ele se poderia fazer duas perguntas a ele, no que fui prontamente autorizado.

  • “Por que você me parabenizo? Você participou de algum treinamento recentemente?”
  • “Não, senhor”, respondeu
  • “Você recebeu alguma orientação da gerência ou supervisão para parabenizar o cliente?
  • “Também não, senhor. Eu faço isto por que acho que é algo bom. A gente recebe orientação para cuidar do carro do cliente, além de abastecer. Mas quando a gente encontra alguém que nos ajuda a cuidar de seu carro, a gente acha bom. Por que? O senhor não gostou? Ficou incomodado?”

Perguntei o nome dele e respondi:

  • “Olha Gutierrys, não fiquei incomodado, de jeito nenhum. Pelo contrario, fiquei feliz, muito feliz por você agir do modo como agiu. Eu fico incomodado quando ocorre o contrário, ou seja, quando as pessoas agem com frieza e distancia do cliente. Por isto repito: se alguém merece parabéns aqui, é você. Continue, sempre, agindo assim.
  • “Certo, senhor, vou continuar elogiando os clientes!”

E eu fiquei a pensar: quantas e quantas empresas gostariam de ter gente assim atendendo seus clientes, mas infelizmente, isto não é algo fácil de se achar. Gente naturalmente simples, e agradável.

Por fim, solicitei a ele autorização para citar seu nome, e sua foto neste blog, o que fiz na imagem inserida na parte superior deste artigo.

Para concluir, registro, com satisfação, meu reconhecimento e parabéns ao frentista Gutierrys!

4 comentários sobre “Elogio pro cliente. Elogio?

  1. Gostei a maneira que ele fez em atender bem, realmente e difícil ter pessoas assim que gosta de ajudar e orientar de forma correta, parabéns Gutierrys eu também faço parte de atendimento ao cliente, trabalho em um setor muito bom área de almoxarifado e atendo bem as pessoas é assim que deve ser, um bom atendimento requer bons relacionamentos com pessoas.

    1. Interessante, Tercia, em seu comentário, é que você trabalha num setor interno (almoxarifafo), e tem a ciência da importância do atendimento o cliente. Quem sabe você possa historiar um episódio para incluirmos num artigo do blog.

      1. Kleber, boa tarde!

        Meu nome é Tércia trabalho em uma empresa no setor de almoxarifado, ha 14 anos eu dediquei meu tempo todo nessa área, tendo em vista que é receber bem as pessoas, atender de forma correta para não ter problemas, tento passar algo de bom e incentivar com a minha atenção e ter um bom relacionamento para que o cliente volte sempre e com boa aparência é bom saber que ele vai voltar, é assim que trabalho da melhor forma possível.

        Sds,
        Tércia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s