Caicó, cidade Servidora!

Pode um cidade inteira ter comportamento servidor? Você conhece alguma cidade em que as pessoas parece terem verdadeiro prazer em servir bem? Você conhece algum lugar onde as pessoas parecem estar, sempre, de bom humor e felizes?

Brasão de Caicó (RN), Brasil

 

Pois é esta a sensação que tenho sempre que vou a Caicó, no Rio Grande do Norte.

Recentemente lá estive, por razões profissionais, e novamente fui recebido com muita alegria, hospitalidade, e presteza, por tudo quanto é gente e lugar.

Vejamos alguns exemplos:

  • Na empresa onde fui participar de uma convenção, as pessoas conhecidas me abraçando, sorrindo, manifestando o tão brasileiro sentimento de saudades. Sou questionado sobre a viagem, a hospedagem, se os pedidos que fiz para minha palestra estão de acordo com o solicitado, se estou precisando de alguma coisa adicional;
  • Sem contar que, chegando à cidade, a Diretora, como que adivinhando o exato momento de minha chegada, me liga, perguntando se eu sei chegar ao local do evento, e, diante de meu vacilo em responder, me ordena que eu fique onde estou, pois um funcionário irá me encontrar para me guiar até o destino final;
  • No posto de combustível, além de ter o carro abastecido com combustível, sou questionado sobre água no limpador, nível do óleo, pressão dos pneus, e se desejo algo mais. E tudo isto acompanhado de bom humor, e leve sorriso!
  • No hotel em que fiquei hospedado, após ser muito bem recebido, acolhido com simpatia e alegria, sou atendido com disposição e coração, o café é servido acompanhado de simplicidade e disponibilidade, tudo com muita qualidade;
  • No restaurante, uma churrascaria, não falta carne, nem tenho que ficar esperando muito, e quando faço um pedido extra, não vejo cara feia!
  • Decido comprar queijo, e, além do aclamado “melhor queijo de coalho do mundo”, o atendente tem agilidade, bom humor, sorriso na fala;
  • Dou uma paradinha numa ótica para solicitar uma limpeza nos óculos, e lá vem a gerente (Preta, como é chamada), com suas meninas, sorridentes e simpáticas, trazendo água, café e biscoitos regionais. Como costumo dizer, se você quiser ser bem servido, visite a ótica de Preta, em Caicó;
  • Vou à praça central, e mal me aproximo de uma das famosas barracas, logo vem uma moça sorridente e disponível, me cumprimentando e indicando mesas vagas, à minha disposição. Quando me identifico como alguém de fora, logo sou informado de que estou no “point” da cidade, e que ali terei a melhor comida típica, acompanhado de bebida na temperatura adequada;

 

E eu fico a pensar: o que é que ocorre nesta cidade?

  • Será possível que em todos de Caicó, as coisas acontecem assim?
  • É todo mundo alegre, bem humorado, parecendo feliz, prestativo, disposto,  disponível?
  • Por que o povo desta cidade é (ou parece ser) assim?
  • Fizeram algum curso comunitário de qualidade em serviços? Implantaram o Projeto Servir?
  • Ou isto é meramente casual?
  • Como eles conseguem?
  • Por que o Brasil inteiro não aprende deste jeito de servir?

Não posso generalizar, afirmando que a cidade é TODA assim. Mas fico assustado, por em todos os lugares de Caicó onde vou, o comportamento tem sido assim. Um dia ainda faço uma pesquisa científica sobre isto.

Parabéns Caicó, cidade Servidora!

 

 

18 comentários sobre “Caicó, cidade Servidora!

  1. Sou Caicoense e concordo plenamente com voce, demoro a visitar essa terrinha querida,mas é muito gratificante perceber a hospitalidade e presteza de toda a cidade.

  2. É muito gratificante para o ego do Caicoense esse artigo, já que na maioria das vezes o interior é lembrado apenas pelas suas dificuldades e irregularidades, seja na questão climática ou no que diz respeito a violência… parabéns e obrigado por incentivar a qualidade no tratamento interpessoal…

  3. Precisamos adotar essa prática na nossa vila,não só pela causa cultural,mais socio-econômico também,por se tratar de um espaço turístificado,servir bem é fundamental.

    Praia de Pipa

    gostaria de parabenizá-lo pelas postagem,acompanho o blog sempre.

    1. Vejo, José Carlos, que servir é m tema que desperta grande interesse. Todas as pesquisas que temos conduzido, e projetos de capacitação e consultoria, têm grande aceitação, sobretudo em regiões voltadas para turismo, com a sua. Muito bom constatar a aceitação do tema!

  4. Caicó é assim, hospitaleiro, servidor, prestativo, com muito orgulho li o arquivo. Valeu Kleber, por sentir e divulgar este calor humano da minha cidade. Abraços!

    Desta vez eu comentei, rs.

    1. Obrigado,Conceição, por seu comentário. Como pesquisador do Comportamento Servidor, fico encantado quando vejo isto ocorrer. Em Caicó, a intensidade é bem maior. Acho que é meu papel espalhar essas coisas boas…..

  5. Acredito que o povo caicoense é assim, Hospitaleiro. A minha experiência como visitante foi no outro ângulo da cidade. Nos carnavais que passei por lá, eu ficava numa pensão um pouco distante do centro, bairro simples, mas com pessoas de um acolhimento extraordinário! Dona Inês (dona da pensão) tinha uma preocupação em nos deixar muito bem acomodados, com café da manhã e almoço a nosso gosto. Além disso, nos informava sobre todas as festividades que a cidade tem durante o ano. O cidadão caicoense é um servidor nato.

  6. É com imensa alegria que recebo elogios e reconhecimento quanto a minha pessoa a equipe da Ótica Brilhante.
    Destaco que receber clientes a sua altura nos deixa lisongeadas e satisfeitas,hora visto seu nível de percepção,educação e respeito.
    Desejo a você muito sucesso,felicidades e realizações.

    Bjs!

    Preta

      1. VERDADE!!!!!MESMO COM TODA NOSSA SIMPLICIDADE, SABEMOS RECEBER NOSSOS VISITANTES!!!!SEMPRE OFERECEMOS O QUE TEMOS DISPONÍVEL, MESMO QUE SEJA UM SIMPLES CAFÉZINHO!!!!!ADORO SER GENTIL, ISTO FAZ PARTE DO MEU EU!!!SOU CAICOENSE DE CORAÇÃO!!!!!!
        QUE SEJAM BEM VINDOS A CIDADE DE SANTANA!!!!!
        muito bom!!!!agente tem que oferecer o que possuimos!
        abraços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s