Você sabe a diferença entre meta e objetivo? Qual a importância de saber isto? Por que estes dois termos são tantas vezes confundidos? Como se integram os objetivos, metas e indicadores? O que tudo isto tem a ver com gestão?

Uma das definições de que mais gosto, pela sua simplicidade e objetividade é atribuída a Peter Drucker, sobre gestão é: “gestão é alcançar resultados através de, e com pessoas”.
Embora este conceito seja antigo, e muito citado, infelizmente nem sempre é compreendido e, consequentemente, aplicado. Uma das principais e mais frequentes confusões conceituais que se faz é confundir OBJETIVO e META.
Quando indago sobre a diferença entre os dois termos, em palestras, seminários, reuniões e debates, escuto respostas como:
- “Objetivo é o que eu quero alcançar, e a meta tem a ver com onde vou chegar”;
- “Objetivo é mais estratégico, e meta é mais operacional”;
- “Objetivo é abrangente, e meta é mais específico”.
E outras respostas são dadas, parcialmente corretas, insuficientes para esclarecer de forma precisa e efetiva os dois termos, permitindo a obtenção de melhores resultados nas organizações.
Costumo ressaltar que a diferença é simples, e não precisamos ficar fazendo uso de palavreado difícil, que dificulta a compreensão.
Tanto OBJETIVO quanto META são alvos, ou seja, ponto onde se quer chegar.
Ambos se relacionam com onde se quer chegar, podem ser abrangentes ou específicos, estratégicos ou operacionais. Eu posso querer aumentar as vendas, viajar para um destino, ou perder peso.
A essência da diferença está em que o OBJETIVO é um alvo qualitativo, enquanto a META é um alvo quantitativo. Em outras palavras, a META é a quantificação de um OBJETIVO. Assim….
- aumentar vendas é um OBJETIVO. Uma META poderia ser aumentar as vendas em 10%;
- perder peso é um OBJETIVO. Uma META pode ser perder 10 Kg;
Porém, uma META, para ficar completa, precisa de uma referencia temporal. Se eu apenas focar em perder 10Kg, corro o risco de passar a vida inteira correndo atrás da meta, e não alcançá-la.
Está gostando desse artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais
A referência temporal é um nome complicado para uma coisa simples: PRAZO!
Se eu definir um PRAZO em que eu pretendo perder 10Kg, vou possibilitar que se faça gerenciamento, isto é, o comparativo. Por exemplo, se eu definir o prazo de 6 meses, e, findo este período, não tiver perdido, os 10Kg, o resultado não terá sido alcançado.
Somente o número desejado, associado a um prazo, torna uma META completa.
E qual o papel de indicador nesta história?
O indicador será o índice utilizado para indicar o número que vai compor a meta.
Então vejamos um exemplo completo:
- OBJETIVO: quero ficar rico;
- INDICADOR: total de capital investido em ações (ou poupança);
- PRAZO: 10 anos à frente (2022)
- META: ter R$ 1.000.000,00 aplicado em ações
Assim, toda vez que você ouvir alguém dizer que a meta é satisfazer o cliente, corrija! Isto é apenas um mero objetivo.
Gostou do artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais
Veja mais sobre esse tema em A diferença entre meta e objetivo – Parte 2
Dedicatória,
Dedico o artigo de hoje a Victor Simas, alguém que sabe trabalhar com metas! Alguém que trata as metas com muita seriedade e responsabilidade, inteligência e competência!
Sobre Objetivos e Estratégia
Veja também artigo sobre objetivos e estratégia em
A diferença entre objetivos e estratégia
Se desejar realizar um curso sobre o assunto, acesse o site e conheça o curso sobre Sistemas de Medição de Desempenho, com sua equipe, envie email para contato@perceptum.com.br, e teremos imenso prazer em lhe atender
Kleber muito obrigado pela referência. Busco ter excelentes professores como é o seu caso e ser um aluno aplicado para compensar minhas deficiências, isso combinado com a Gente Boa que compõe nosso Time facilita a condução dos negocios. Forte abraço.
Victor Simas
Gostei bastante, da definição do tema do artigo e sua abordagem, parabéns!
Obrigado, Adriano. Escrevemos para ter este tipo de feedback!
Muito bom! Uma verdadeira aula de um excelente professor. Parabéns!
Professor, uma outra citação que ouço muito é: Metas são objetivos quantificados. É simplista demais ou também está correta?
Guido, as coisas mais simples costumam ser as melhores.Esta afirmação não é simplista, mas objetiva. Outro dia escrevi um artigo no blog tratando exatamente disto. Existe muita confusão sobre o tema, e, como disse Da Vince, “a simplicidade é o máximo da sofisticação!”
Estou começado a lidar com isso agora e este artigo me ajudou muito.
Que bom. Divulgue o blog!!!
Esclarecedor, gostei muito mesmo. Parabéns.
Obrigado, Fabio. Abs.
Kleber, definições extremamente simples e esclarecedoras! Sou profissional da área de TI e vejo que, nessa área, esses dois termos são, na maioria das vezes, utilizados da forma errada. As pessoas confundem muito o conceito de meta com o conceito de objetivo, da mesma forma que eu fazia antes de ler o artigo. A simplicidade das definições ajudam muito na compreensão desses conceitos e os textos a respeito desses assuntos geralmente são muito “firulados”.
Muito obrigado e parabéns pelo texto!!
Obrigado, Daniel. Seu feedback é muito importante. Sugiro ler o artigo sobre “a diferença entre serviço e atendimento”, neste blog. Abraços, Kleber
Muito bom você me ajudou muito mesmo,obrigado.
Muito bom saber, Clovis. Grande abraço!
Muito bom e esclarecedor. Estou estudando para concursos e por incrível que pareça, o curso que estou fazendo conceituou estes termos incorretamente.
Olá Professor, tenho dificuldade em diferenciar Objetivo Geral, Específico e metas. Metas e Objetivo ficou bem claro prá mim, até por conta desta explanação. Agradeço e se puder me ajudar e específico agradeço.
O Objetivo geral é o objetivo fim que se pretende alcançar. Para chegar a ele, você deve estabelecer objetivos intermediários (são os específicos).
Olá. Ótima artigo. Tudo explicado de forma simples e direta. Blog adicionado aos favoritos.
Muito obrigado!
Olá Prof. excelente explicação, porém, eu ainda prefiro usar o método SMART tanto para a elaboração do objetivo, quanto para a elaboração das metas.
Dessa forma, o objetivo ficaria sim qualitativo e quantitativo.
Ex: Objetivo (Onde quero chegar?) – Emagrecer 6 kilos em 3 meses
Metas (Como irei realizar?) – Correr 3 vezes por semana, Perder 2 kilos por mês, Jantar fora apenas 1 vez por semana.
No meu entender, essa é a forma mais eficaz para as pessoas que ainda não tem o conhecimento de gestão assimilarem o conteúdo.
Explicar o objetivo de forma ambígua, poderá dar margens para interpretações equivocadas.
Abraços
http://www.jovemadministrador.com.br
Republicou isso em Leivan's Blog.
Olá, sou iniciante no curso de ADM e tinha muitas duvidas sobre esse assunto, a leveza de suas palavras tornou uma coisa que até então era tão complicada em simples.
Nossa…gostei muito… grata pela ajuda…
Grato pelo feedback, Priscila. Escrevemos para “ouvir” feedbacks como o seu.
Neste artigo da Forbes: http://www.forbes.com/sites/mikalbelicove/2013/09/27/understanding-goals-strategies-objectives-and-tactics-in-the-age-of-social/
O que ele exemplifica como objetivo, na verdade não seria um indicador?
excelente professore.obtive explicacao clara,simples ecompreencivel que eu espetrava. obrigado.
Professor Por Favor,
Estou desenvolvendo o planejamento da empresa e como objetivo vou propor 60% de crescimento em relação ao faturamento de 2014.
E como meta: aumentar o numero de atendimento, cadastrar os prospects na base do E-mail Marketing, cadastrar os prospects na base dos eBooks e fechando em media 10 contratos por mês.
Agradeço a sua atenção.
Excelente explicação dos conceitos e como é na prática.