Sessenta dias sem ler livro: estou desaprendendo?

É possível passar sessenta dias sem ler um único livro? Como alguém que se considera leitor assíduo consegue passar 60 dias sem ler um livro? Você consegue passar um único dia sem aprender algo novo?

Abraçado com os livros

Pois se deu comigo. Faz cerca de 60 – sessenta – dias que eu estou sem ler livro algum.

Confesso que não estou feliz por isto. Tenho sofrido com isto. Mas não fiquei sem ler totalmente: tenho lido artigos científicos que fazem parte do dia a dia de um pesquisador. Mas livros, fiquei sem lê-los.

Sessenta dias sem aprender algo com os livros!

No ritmo que vou, terei lido pouco este ano. Em 2012 foram 6 livros até o momento Mas se continuar no ritmo dos últimos 60 dias, vou ficar na meia dúzia mesmo.

Sei que as estatísticas apontam para o fato de o brasileiro ler, em média, 1,3 livros  por ano – livros não didáticos.

Um conforto: ainda estou bem acima da média brasileira (1,3), e até mesmo da região Sudeste, a campeã de leitura, com 1,9 livros por ano.

Mas não quero me comparar à média brasileira!

Penso ser mais adequado comparar com o padrão inglês de leitura – 4,9 livros por ano, o americano – 5,1, ou o francês, que lê 7 livros por ano. Vale ressaltar que estas médias dos países referem-se a livros não didáticos, isto é, livros lidos sem a obrigatoriedade, por força de algum curso que se esteja fazendo.

Porém, devo esclarecer:

Parei de ler porque precisei escrever.

Concluí ontem, 5 de agosto, a escrita do livro sobre Gestão de Serviços, que lançarei breve.

A reta final

Após algum tempo de iniciado o livro, dediquei os últimos dias para a reta final. Foram 60 dias de dedicação intensa, imensa e agora vem a recompensa!

Por isto fiquei sem ler, dedicado a escrever, entendeu?

Não que eu já não viesse escrevendo antes. Mas foi necessário dar uma arrancada final, para concluir este projeto.

Vem agora as etapas de revisão detalhada do material escrito, e as conversações com editoras, para publicação. Aguardem!

6 comentários sobre “Sessenta dias sem ler livro: estou desaprendendo?

  1. Com certeza esses 60 dias “de abstinência” serão uma recompensa para os estudantes e interessados da área de Serviços. Aguardamos, pois, a publicação deste material!

  2. Adorei o tema de hoje e veio bem a calhar por eu estou com problemas!!!! Sou uma leitora voraz e viciada. Leio qualquer coisa e muito rápido!!!! O problema é justamente esse. O orçamento em livros e revistas é salgado.

    Em uma aula sobre possibilidades de empresas culturais, sugeri aos meus alunos que montassem uma locadora de livros, baseado em artigos do SEBRAE. Algumas tem conseguido bastante sucesso no Brasil. Você paga em média R$ 18,00 por mês e aluga livros sem limites. Não é uma boa ideia? Eu adorei!!!! Meus alunos não se interessaram muito. Que pena. Eu não posso montar uma, porque é capaz de eu fechar a empresa e ler todo o capital.rssss

    Esse mês fiquei algumas horas em aeroportos e quando cheguei em casa fui checar o cartão de crédito. Ai, ai. Gastei muuuuito em livrarias. Mas enfim, esse é meu vício. Ammmmmmo ler, mas agora estou treinando para ler com mais calma, curtir mais o livro. Estou estipulando menos páginas por dia, acho que está funcionando. Minha média é alta. rssss

    Aliás, Professor, quero saber quando será o lançamento do seu novo livro. Adoro temas simples, porém fundamentados e aplicáveis. Não suporto nada prolixo. Vamos lá, o mercado precisa de objetividade e faltam pessoas para escrever assim. Parabéns pelo sucesso e parábens pelos seus sempre interessantes post!!!!

  3. Tatiana, obrigado por seus interessantes comentários. Interessantes e oportunos.
    Você já experimentou usar um Tablet? Fica muito mais econômico. Só pra ter uma ideia: os livros vistam em torno de U$ 12. Atualmente só estou comprando livro impresso se não existir em ebook. Quanto ao meu livro, calculo que em torno de 45 dias esteja ficando pronto.

    1. Professor, o problema é que não sou tão aficionada pelas modernidades. Gosto mesmo de deitar com o livro e pegar no sono lendo rsssss. Coisas de quem vai envelhecendo rssss. Mas vou pensar no assunto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s