Você sabe a diferença entra AVALIAR e ANALISAR? Qual a importância de conhecer isto? Será que, ao avaliar uma situação, os gestores estão deixando de analisar, e, por conta disto, perdendo oportunidade de ouro de melhorar o resultado de seus negócios?

Estas questões motivaram a pesquisa conduzida por Susie Macedo, enquanto aluna do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (UnP).
Sempre preocupado com o uso adequado de conceitos e métodos para a melhoria do gerenciamento, e dos resultados em empresas e organizações em geral, trago a reflexão sobre os impactos de uma análise mal feita nas decisões e ações gerenciais ou operacionais.
Inicio com algumas reflexões:
- Você já viu algum gestor ou empresa tomar decisão baseada em informações, sem a devida consideração de alguns fatores importantes, e isto ter provocado, mais tarde, o sentimento de ter-se tomado uma decisão equivocada?
- Você já viu algum gestor ou empresa voltar atrás em decisões importantes, por que descobriu um aspecto que não havia sido considerado anteriormente?
- Você já viu algum gestor ou empresa indicar ações para a solução de um problema cuja implantação não trouxe, de fato, sua efetiva e definitiva solução?
Estas coisas podem acontecer por falta de ANALISE suficiente. Em função de ter-se AVALIADO uma situação como indesejada, adotou-se ações, com a melhor das intenções, mas……., nada mudou!
Então, o que significam AVALIAR e ANALISAR?
- AVALIAR significa comparar resultado alcançado com resultado desejado. Avaliar corresponde a observar, pesar, contar, medir um fenômeno, compará-lo a um padrão desejado, um desempenho histórico, uma meta estabelecida, e, concluir se o fenômeno alcançou o que se desejava, o que se esperava.
- ANALISAR significa, a partir da avaliação, identificar os fatores que contribuíram para o desempenho desejado, ou indesejado, e, a partir daí, definir ações para a correção do mau desempenho ou a melhoria do bom desempenho.
Qual o produto da AVALIAÇÃO? A conclusão de se chegou ou não ao que se esperava, isto é, alcançou o resultado ou não.
Qual o produto da ANÁLISE? A síntese da avaliação, seguida da identificação dos fatores, das causas do bom ou do mau desempenho, que permitirão recomendar ações
- Enquanto AVALIAR tem a ver com apresentar os resultados alcançados, ANALISAR tem a ver com interpretar os resultados;
- Enquanto AVALIAR está mais para comparar resultados, ANALISAR está mais para descobrir as causas do resultado alcançado;
- Enquanto AVALIAR tem relação com descrever o resultado, com comentários sobre os números alcançados, ANALISAR se relaciona com buscar a compreensão sobre o que os números mostram, fazendo referencia a projetos, estudos ou pesquisas anteriores, que alcançaram resultados similares ou distintos;
- Enquanto AVALIAR objetiva chegar a uma conclusão de está bom ou está ruim, ANALISAR objetiva compreender os PORQUÊS para definir os O QUES a serem feitos, para corrigir ou melhorar ainda mais.
E daí? Onde vou chegar com isto?
Se você, e sua empresa organização, continuarem apenas avaliando, vocês poderão, no máximo, avaliar os bons, ou maus, resultados do passado;
Se você e sua empresa organização, se esforçarem um pouco mais e analisarem, vocês poderão prospectar ações futuras, baseando-se nas boas ações do passado, ou nas novas boas ações, que construirão um futuro de resultados ainda melhores
Reflexões indutivas:
- Você tem trabalhando mais focado em AVALIAR, ou em ANALISAR?
- Você tem tomado decisões mais pautado nas ações que deram certo, ou evitando as que não deram certo, ou você decide a partir de ações que darão mais certo, por que você sabe as causas do bom e do mau desempenho?
- Você tem sido um descritor de resultados, simplesmente repetindo o que os números mostram, ou tem sido um analista de resultados, interpretando o que os números mostram, com propriedade suficiente para assegurar por que as coisas dão certo ou porque dão errado?
Como cantou Roberto, no mundo não há mais lugar… pra quem toma decisões na vida sem pensar!
Excelente texto, simples, objetivo e didático. Trabalho muito com estas questões em processos de planejamento estratégico. Você fez um golaço com este artigo. Parabéns, Kleber.
Obrigado, Albírio. Seu feedback, além de oportuno, é muito valioso!
Hey, Kleber….vc tem este artigo em Ingles…gostaria de compartilhar aqui na empresa com o meu team. Obrigada
Luciana, obrigado pelo feedback. Não disponho do texto em Inglês, por enquanto.
Ótimo artigo! Esclarece bem dois conceitos fundamentais. Em gestão, penso que o modo mais simples de não errar é aplicar o PDCA, onde o C representa a etapa de AVALIAÇÃO dos resultados e o D a etapa de ANÁLISE de suas causas. Com conhecimento e aplicação de algumas ferramentas simples, como p. ex., o Gráfico Sequencial e o Diagrama de Causa e Efeito, as tarefas de avaliar e analisar, respectivamente, ficam facilitadas. Com o Gráfico Sequencial é possível avaliar o resultado realizado vs. desejado comparando dados históricos (o realizado) contra a meta (o desejado) e verificar a tendência dominante. Com o Diagrama de Causa e Efeito a análise fica calcada em fatos. Quando cruzamos as duas informações – dados e fatos – chegamos a conclusões que permitem uma tomada de decisão segura.
Valeu, Robin. Obrigado pela agregação de valor!
Hi Robin,
Vc teria algum exemplo dos grafico para me mostrar. Tenho algo parecido aqui na empresa, mas vou seguerir algumas mudancas baseado no article acima e talvez pudesse incluir os graficos ou ao menos comparar com os que ja tenho.
Obrigada,
estou grato por este artigo…..
Muitíssimo grato fico eu, Fillipe, por seu feedback. Sugiro assinar o Blog, pois teremos, brevemente, novidades que você poderá apreciar!!!
Excelente leitura, digna de uma boa meditação.
Abs.
Excelente explicação,parabens
Prezado Kléber
Achei excelente a sua explicação e recomendei a leitura para os meus parceiros.
Grande abraço
Edson Gonçalo
Grato, Edson, pelo feedback. Quer fazer um blogueiro feliz, poste uma mensagem!
Kléber, era exatamente deste tipo de elucidação que eu precisava. Muito bom! Obrigado!
Ótimo, Alexandre! Passe lá no Blog novo (www.klebernobrega.com.br) e cadastre seu e-mail para receber atualizações…
Então podemos concluir que a realização de uma auditoria de processos seria uma avaliação e o preenchimento de um plano de ação seria uma análise?
Não. A Auditoria é avaliada ação. Depois você deve fazer a Análise, e, em função da Análise, deverá elaborar um Plano de Ação. Para elaborar o Plano de Ação, você deverá ter concluído a Análise. Entendido?
Sim sim, perfeito! Semelhante como compreendi. Obrigado.
Prezado professor Kleber Nóbrega, muito bom este artigo. Realmente a diferença é enorme.
Artigo muito interessante. Principalmente para as pessoas que atuam realizando auditorias da qualidade.
Isso!
Ótimo artigo!
Seguindo o entendimento do texto, passo a entender avaliar como definir algo entre bom ou ruim.
E analisar seria algo mais específico, mostrando os detalhes do porque está bom ou ruim.
Isso!
Excelente!!
Grato pelo artigo, que é muito enriquecedor.