Empresa que gosta de ler não para de surpreender

Como uma empresa pode usar a leitura para alcançar excelência em serviços? É possível uma empresa ser uma espécie de oráculo da leitura? Como podem conviver, num mesmo ambiente, o hábito da leitura e a ênfase na buscando resultados?

Empresas Carburgo

Pois foi isso o que encontrei, recentemente na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um Grupo Empresarial que está completando 50 anos de história e sucesso: Carburgo.

Tive oportunidade de participar de um evento marcante do Leituras Conectivas (Leituras Conectivas), com a presença e participação ativa de Diretores e Gerentes daquele Grupo.

Apenas o fato de realizar eventos como o Leituras Conectivas já é uma demonstração de modernidade, atualização, e valorização de educação por parte de uma organização. Como se isto não bastasse, pude perceber um clima de grande receptividade ao evento.

Durante a apresentação dos livros foram notáveis a disciplina, a atenção e o interesse dos participantes.

Todos pareciam estar num elevado nível de motivação por estar ali. Uma das gestoras presentes chegou a manifestar sua tristeza pelo fato de que sua equipe não estava, por inteiro, ali presente.

O nível de interesse e participação era tal que, além de ter ido além do horário previsto, quase não conseguíamos terminar o evento. A equipe, TODA, parecia não querer sair da sala. Não fora outros compromissos de diretores e gerentes, possivelmente ainda estivéssemos lá!

A Gerente de Recursos Humanos, no seu papel de instigadora de discussões, mas também organizadora do evento, TEVE que intervir de forma a lembrar dos compromissos que cada um tinha. Não que cada um gestor, responsável como são, não se lembrasse, mas pareciam não querer deixar aquele ambiente de aprendizado e compartilhamento de conhecimento coletivo.

Um pouco adiante, não rendo surtido efeito o pedido da Gerente de RH, o Gerente Geral de uma das empresas levantou-se e, educadamente, deu o evento por encerrado, informando que, aqueles que assim desejassem, e pudessem, poderiam continuar o debate de modo informal, com a equipe condutora do evento.

Neste momento, quando alguns saíam, chega um diretor que, por um motivo de saúde, não participara do evento. Após declarar-se, também, um leitor assíduo, desculpa-se pela ausência, e registra que ficou muito sentido em não ter podido participar. poder participar.

Confesso a você, leitor, que este diretor ausente do evento nem precisaria falar. sua fisionomia transparecia um ar de decepção consigo mesmo por ter perdido um evento de conhecimento através de livros. Tanto que, não se dando por contente, se pôs a falar de livros que lera, do aprendizado proporcionado por alguns, e foi até sua sala buscar um destes livros, e me emprestou o mesmo, com a incumbência de lê-lo até nosso próximo evento do Leituras Conectivas em seu Grupo Empresarial.

Um dos sócios fundadores, também entusiasmado com o evento, trouxe seu depoimento de leitor assíduo de livros sobre gestão, liderança e romance, mas lamentando-se por não conseguir ler mais livros do que tem feito – o dia tem apenas 24 horas.

O outro sócio fundador, que parecia não se conter de alegria e entusiasmo pelo evento, e mais, ainda, pelo conteúdo do que havia sido discutido, fez o registro de que gostaria de ter trazido um filho que atua em outra empresa, mas que, por força de circunstâncias profissionais, esteve impedido de comparecer. E nos indagou quando poderíamos ter outo vento, pois haveria de garantir a presença daquele filho.

Assim, trago para você, leitor acompanhante deste blog, muito mais do que um relato do evento de que tive a honra de participar, o registro de que excelentes companhias valorizam, e sabem tirar proveito, do conhecimento proporcionado por bons livros.

As discussões foram extremamente ricas, interessadas, e altamente focadas em como trazer o tema apresentado para melhorar o serviço ao cliente.

Como um dos livros apresentados foi “Criando magia”, sobre a Disney, eu chamaria o evento que tivemos de Momento Mágico Carburgo.

Obrigado e parabéns a todos os que abrilhantaram o evento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s