Você está aproveitando este clima agradável de fim de ano para fazer planos para o ano seguinte? Que mudanças principais você pretende fazer? Sua vida vai continuar exatamente como está? Ou vai mudar alguma coisa?

Nunca gostei muito deste negócio de ficar prometendo mundos e fundos para o ano que se inicia. Costumo tratar o ano novo como a sequência de projetos e atividades que já vimos tocando.
Mas é sempre bom dar uma paradinha, refletir um pouco sobre o que estamos fazendo, construindo, elevando, em nossas vidas e nas vidas de outros, e fazer algumas correções de rota.
Em algumas situações vamos “tocando a vida devagar, sem pressa, levando o sorriso por que já choramos demais”, como cantou Almir Sater.
E continua Sater, “penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente, como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando dias pela longa estrada”. Mais adiante, o artista propõe “é preciso paz para poder sorrir, …., conhecer as manhas e as manhãs”
A música propõe a leveza de tocar a vida sem deixar que o estresse tome conta, e isto é um aspecto muito interessante. Porém, a “paz pra poder sorrir” pode representar exatamente este momento de reflexão, esta paradinha de fim de ano (ou outro momento mesmo), e “conhecer as manhas e as manhãs” exigirá uma reflexão sobre:
- o que somos, quem pretendemos ser,
- o que fazemos pelos outros? E por nós?
- onde queremos chegar?
- como vamos chegar lá?
Faço aqui uma provocação: você é boiadeiro ou boi?
- Ser boiadeiro significa ser senhor de sua vida, e, de alguma forma, conseguir traçar os destinos de seu futuro, estabelecendo objetivos e metas para alcançar
- Ser boi significa deixar-se levar pelas acontecimentos, simplesmente reagindo ao que acontece provocados pelos outros
- Ser boiadeiro implica saber o que você é, e o que pretende ser no futuro;
- Ser boi o corresponde a existir, viver, sem um sentido maior que possibilite o sentimento de realização
- Ser boiadeiro corresponde a liderar sua vida, definindo rumos por onde pretende andar, e como fazer para chegar lá
- Ser boi implica não saber o que quer, e deixar seu destino ser conduzido.
Como disse certa vez Alvin Toffler, “se você não tem uma estratégia definida, faz parte da estratégia de alguém”
Você tem SUA estratégia?
Para não ficar apenas na reflexão, relaciono alguns passos para você encontrar, sua(s) estratégia(s) de vida principal(is). Tenho feito uso disto e tem funcionado bem na vida pessoal e empresarial:
- Procure relacionar algumas coisas que gostaria de mudar (melhorar) em sua vida. Se preferir, faça o exercício em duas etapas: vida pessoal e vida profissional. Ou ainda mais: divida seus interesses em mais áreas como relacionamentos, profissão ou emprego, educação e formação, finanças, passeios e viagens, etc.;
- Faça uma lista (de quantas quiser);
- Assinale quais as principais (escolha cinco ou seis);
- Destas, selecione três;
- E agora o golpe fatal: se você tivesse o direito de escolher apenas uma destas coisas desejadas, qual escolheria?
- Se conseguir encontrar resposta a esta pergunta, você estará, provavelmente, próximo de seu objetivo ou estratégia mais importante.
Tendo encontrado o aspecto mais importante, trabalhe para alcançá-lo. Mas não diga que vai tentar – tentar enfraquece leia artigo no blog……). Algumas questões para reflexão, e começa o ano com o pé direito:
Depois que tiver encontrado maneira – e força – para trabalhar neste item principal, permita-se escolher, de sua lista anterior, um segundo item. Mas somente depois de ter focado o primeiro e mais importante.
Tudo isto para que você possa concluir algo como “hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe; Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei”.
E ir tocando em frente.
EM FRENTE!
Letra completa da música “Tocando em frente” de Almir Sater
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso, porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha, e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada,
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou,
Estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir.
Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,
Um dia a gente chega, no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história,
E cada ser em si, carrega o dom de ser capaz,
E ser feliz
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
(Almir Sater)