O cinéfilo servidor: como assistir a um filme e ensinar aos outros

Quando você assiste a um filme o que você costuma fazer: deliciar-se com a diversão que teve? Ou aproveitar a oportunidade para contar para amigos e conhecidos, passando algum tipo de ensinamento?

Cartaz do filme Lincoln
Cartaz do filme Lincoln

Recentemente, num fim de semana, comecei a acompanhar postagens no Twitter de um amigo, encantado com o filme assistido sobre Lincoln. Mensagens como:

  • Assisti ontem “Lincoln” e me impressionei com o que vi e passei a ler a seu respeito. Foi um homem incrível! Faltam-nos líderes assim (Abraham Lincoln)
  • Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios (Abraham Lincoln)
  • Para refletir: A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns (Abraham Lincoln)
  • Você não consegue escapar da responsabilidade de amanhã esquivando-se dela hoje (Abraham Lincoln)

A sensação que tive, acompanhando aquelas mensagens ou frases de ou sobre alguém que fez grandes ações, promovendo o bem comum por onde andou, foi extremamente agradável.

E assim por diante, outras postagens viriam, o que me deixou intrigado e reflexivo sobre “por que não fazemos sempre assim, disseminando o que vemos e ouvimos de bom”?

Aquela sensação de “disseminar o bem” bem que poderia se disseminar por nós todos, amantes do cinema e das boas práticas de vida e de gestão.

Minha primeira vontade, o que acabei fazendo, foi ir assistir ao filme, compreender melhor e experimentar um pouco do que o meu amigo havia vivido. E, por alguns instantes, pensei em dar continuidade às postagens sobre Lincoln, um líder com várias das caraterísticas de líder servidor.

Decidi não fazê-lo, preservando a iniciativa do amigo, optando por reconhecer seu espirito servidor escrevendo este artigo, e intitulando-o de cinéfilo servidor.

Mas fiquei com a questão me atormentando: quando assistimos a um filme, o fazemos para ser servidos? Ou podemos aproveitar, de alguma forma, a oportunidade para servir?

A opção do meu amigo foi claramente a segunda. Esta é a opção das pessoas que fazem a diferença neste mundo.

Aproveito assim, para reconhecer, parabenizar, e, “matar a curiosidade” de você, leitor deste blog, anunciando o nome de meu amigo: Rilder Medeiros (Twitter @rildermedeiros).

2 comentários sobre “O cinéfilo servidor: como assistir a um filme e ensinar aos outros

  1. Excelente post amigo Nobrega. Iniciar a semana com uma inspiracao destas e perfeito.
    Disseminar experiencias/conhecimento so aumenta a possibilidade de aprendermos ainda mais. Facamos mais disto!
    Forte abraco!
    Lima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s