O avião que mais parece feira de interior!

Você conhece feira de cidade pequena onde os ambulantes ficam disputando o freguês na base do grito? O que você acharia de encontrar uma cena dessas em pleno voo? Isto tem algo a ver com um avião? Ou uma companhia aérea tende a se parecer mais com um serviço organizado, harmonioso e silencioso?

Uma bem apresentável comissária!
Uma bem apresentável comissária!

Outro dia ouvi o relato de alguém, reclamando ter feito um voo à noite e não ter conseguido dormir, pois de instante em instante alguém falava no sistema de som, anunciando produtos durante o voo.

Após cada anúncio, a passageira tentava iniciar um período de descanso e cochilo, mas não dava continuidade ao seu desejado momento de paz e tranquilidade, pois logo algum comissário acendia as luzes, e vinha oferecendo bebida, comida, produtos de beleza ou outras utilidades.

  • “Num desses momentos eu estava entre dormindo e acordada, e fui despertada no meio de uma gritaria. Fiquei com a sensação de estar no meio de uma batalha ou mesmo um animado e barulhento jogo de futebol”, confessou a passageira.
  • “Em outro momento passou um comissário correndo pelo corredor, chegando a bater em meu braço, aparentemente levando uma das mercadorias para um colega “fechar a venda” – pelo menos foi isto que entendi daquela correria desenfreada. Cheguei a pensar se, com gente correndo pelo avião, não poderia desequilibrar a aeronave”, complementou a passageira.

Eu já vinha observando este fenômeno, e, confesso, endosso o sentimento da passageira aqui citada. Certa vez observei a fisionomia de uma comissária que, cansada e estressada por ter que oferecer, vender, servir, entregar e cobrar o pagamento durante o voo, saiu com a frase “quem sabe amanhã nós vamos conseguir servir mais rápido”.

Depois o speech “obrigado por comprarem nossos produtos e fazerem uso do serviço de lanche”.

Fico a lembrar de como era a experiência de voar, antigamente. Uns realizavam o sonho do primeiro voo, outros, passageiros usuais, eram recebidos com respeito e esmero. Havia um certo glamour em viajar de avião, representado na imagem de comissárias muito bem vestidas usando quepe (como na imagem desta artigo).

Logicamente os tempos mudaram, e voar tornou-se uma opção acessível a muitos que, antigamente, eram quase impedidos de aproveitarem os benefícios de uma viagem aérea, como velocidade, conforto e segurança. Os preços eram mais altos que a altitude de voo!

Mas não deve ser em nome da redução de custos, e consequente do barateamento das passagens, que companhias aéreas devem transformar um voo numa experiência semelhante a estar num mercado, com produtos sendo oferecidos a todo instante, impedindo o mais simples e curto momento de tranquilidade dos passageiros.

Pode até vender produtos, já que isto é uma tendência mundial, mas faça-o com estilo, respeito e dignidade!

E, antes que alguém possa pensar que sou contra feira de cidade do interior, não sou. A diversidade de produtos, personagens e histórias presentes nestas feiras enriquecem a cultura de cidades, regiões e países.

Mas um voo é, supostamente, um momento de segurança e tranquilidade que não condizem com a animação e agitação de uma feira.

4 comentários sobre “O avião que mais parece feira de interior!

  1. Recentemente fui ao Rio de Janeiro e fiquei muito desconfortável na volta a Recife. O avião ainda na pista para decolar teve três panes, onde as luzes do avião apagavam e acendiam. E o piloto só avisou uma vez, que estava tendo uma pequena pane e que aguardaria na pista. Em seguida o avião decola e sem nenhuma explicação, tanto do piloto como das aeromoças. Ficávamos olhando um para os outros sem entender o que estava acontecendo, nesta hora parecia que não tinha ninguém por perto e tive que tranquilizar uma senhora que estava bem nervosa ao meu lado. Eu pensei e disse para ela naquela hora:
    _ Senhora, não se preocupe que o piloto não irá decolar colocando a sua própria vida em risco e sem nos dar nenhuma explicação. Bem, este é o retrato do nosso País, descaso com quem paga e implora para ser bem atendido, pelo menos com delicadeza. Deixo aqui a minha insatisfação com a companhia área AVIANCA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s