Por que alguns gestores não conseguem orientar a prestação de um serviço? Até que ponto os serviços não podem ser especificados? Os serviços devem ser padronizados para todos os clientes? É verdade que os serviços não precisam ser projetados? Qual a melhor forma de contratar pessoas para prestar serviços? Quanto é necessário em termos de treinamento de pessoas para serviços? Como definir o preço de um serviço?

Estas questões iniciais, além de outras, constituem grandes desafios para os gestores de serviços.
A revista da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em sua edição de Setembro-outubro de 2013, dedicou-se ao tema MARKETING DE SERVIÇOS. O autor do livro FALANDO DE SERVIÇOS foi convidado a escrever um texto exclusivo para a revista, intitulado AS 10 DICAS DE OURO DOS SERVIÇOS, relacionadas adiante.
Saiba como melhorar o atendimento ao cliente e superar os problemas mais comuns identificados nas organizações prestadoras de serviço:
- Você é um prestador de serviços!
- Aprenda a “enxergar” os serviços
- Compreenda o que é o serviço que proporciona ao seu cliente
- Planeje para atender necessidades específicas do cliente
- Tenha um posicionamento claro
- Projete o serviço
- Contrate pelas atitudes e desenvolva as habilidades
- Nunca ache que treinou suficientemente as pessoas
- Defina o preço pelo que você oferece ao cliente
- Em serviços, a melhor propaganda é feita pelo próprio profissional
Convidamos você, leitor deste blog, a conhecer o artigo completo publicado na revista, disponível em livrarias e bancas, bem como no site da revista: Portal ESPM.