Simplicidade e Riqueza!

Ser simples significa ser pobre de dinheiro, de conhecimento, de alegria, de sabedoria, de espírito? Você é rico? O que ser rico tem a ver com simplicidade, arrogância, respeito, e serenidade?

Simplicidade...
Simplicidade…

Como de costume, aproveito os bancos de espera, entre uma viagem e outra, para registrar os momentos de liberação mental para fazer uso da criatividade, e escrever mais um pequeno artigo para este Blog.

Dias atrás encontrava-me numa rodoviária, por onde tanto passara em minha juventude. Lugar simples. Pessoas simples. Roupas simples. Produtos simples expostos nas lojas simples, com atendimento simples, porém geralmente atencioso e cortês de gente simples, que faz uso de palavras simples, gestos simples, argumentos de vendas simples, e preços simples.

Isto tudo é muito bom!

Fiquei a lembrar de uma conversa que tivera, pouco antes, com minha mãe. Ela comentava sobre, o seu tempo de juventude, a escassez de recursos, equipamentos, instalações, e que, apesar de pouco ter, em comparação ao que hoje dispomos, as pessoas pareciam ser mais felizes.

Argumentei com ela que tenho a forte desconfiança de que a humanidade está retornando, de modo lento, mas progressivo, a momentos de vida mais simples, com consumo mais simples, de produtos mais simples.

Penso que este consumismo exagerado que fazemos hoje, em nome da busca incessante por níveis de rentabilidade superiores, tende, com o tempo, a se reduzir. Que o diga o planeta Terra, cansado de tanto dar seus recursos naturais, sem o mínimo de cuidado e respeito por parte dos homens.

E o que isto tem a ver com riqueza?

A resposta é: os ricos são simples!

Se você conhece alguém rico de dinheiro, mas alguém verdadeiramente rico, procure se lembrar de seus gestos. Não vale alguém que se acha rico. Tem que ser alguém bastante rico. São arrogantes ou simples? Passam por cima das pessoas ou alcançam seus objetivos fazendo uso inteligente de dinheiro e oportunidade? 

Se você conhece alguém rico de felicidade, procure se lembrar de seu humor. É gente alegre, que irradia energia e contagia pessoas e ambientes por onde passa. São felizes, e parecem querer ver o mundo feliz! Simplesmente isso.

Se você conhece alguém rico de conhecimento, procure se lembrar de sua conduta. Verá que não se preocupam em criar mecanismos para controle do saber. Simplesmente compartilham-no, de modo frequente e inteligente.

Se você conhece alguém rico espiritualmente, procure se lembrar de sua serenidade. É gente que tranquiliza pessoas e ambientes por onde passa. Não se cercam de bens e poderes para si. Fazem o que fazem, de modo simples, espalhando ensinamentos e orientações a quem quer que seja.

Procure riqueza em qualquer outro aspecto, e verá que, em sua grande maioria, os ricos são pessoas simples.

Valorizemos o simples em nossas vidas, sem ser simplórios nem simplistas!

4 comentários sobre “Simplicidade e Riqueza!

  1. Excelente texto, Kleber! As suas palavras me fizeram lembrar das Bem-Aventuranças de São Mateus que, para mim, constituem a síntese do Novo Testamento; no âmago, elas se referem à simplicidade.

  2. Meu amigo, seria tão simples apenas viver como essas pessoas e esse lugar por onde você passou, tudo simples!!!! é só respirar e viver. Seríamos bem mais felizes sem essa busca incessante e louca no moderno, atual, sofisticado etc…
    Falei hoje como seria maravilhoso ser apenas simples e abro esse artigo!!!!!
    Pra variar um pouco, você sempre SIMPLES, DIRETO E ABSOLUTO, amei.
    Será que evoluímos? penso que não, estamos mais violentos, soberbos, egoístas, inteligentes, criamos até um clone, penso que regredimos como seres humanos, afinal DEUS nos criou para sermos imagem e semelhança DELE, e ELE é apenas amor e SIMPLICIDADE, e ai? Estamos achando que somos o máximo, quando poderíamos apenas ser SIMPLES e felizes.
    Obrigada por reflexões tão verdadeiras e SIMPLES.
    Lígia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s