A diferença entre Objetivos e Estratégia

Você sabe distinguir, claramente, objetivos de estratégia? Ou para você, objetivos e estratégia são a mesma coisa? A compreensão disto pode fazer alguma diferença? Antes de continuar lendo, reflita: o que é um objetivo? O que é uma estratégia? Como estes dois conceitos se interligam?

Objetivo ou estratégia?
Objetivo ou estratégia?

Para contextualizar o assunto, vou reproduzir um relato, feito por um gestor, certa vez, quando discutíamos a finalização de um Planejamento Estratégico. Nosso personagem estava confuso com o uso de tantos nomes diferentes no momento de concluir seu plano de trabalho.

O relato de um gestor

Eu fico confuso, pois, em certos momentos, me orientam a definir objetivos para estabelecer as estratégias. Porém, em outras oportunidades dizem que eu tenho que identificar as estratégias para, em seguida, definir os objetivos de cada estratégia.

Depois leio que os objetivos devem ser estabelecidos, primeiramente, em nível organizacional, para, só então, desdobrar em objetivos setoriais ou dos negócios. Aí eu faço meu dever de casa, e chega um terceiro e me pergunta pelos macro objetivos.

Depois chega alguém e estabelece que devo definir as diretrizes, antes de cada objetivo. Como fico?

Tenho dito que, mais importante do que saber a definição precisa de algo é conhecermos o conceito. Se soubermos o conceito de algo, fica mais fácil discutir e sobretudo aplicar o conceito em algo que faça sentido em nossa vida – profissional ou pessoal.

Esta salada terminológica a que somos submetidos, em que pese a intenção de esclarecer, muitas vezes confunde mais do que ajuda. Recorro, assim, à simplicidade dos conceitos para a utilização efetiva.

Sugiro assim, que entendamos o seguinte. Independente do termo que se esteja fazendo uso:

  • Objetivo está relacionado com alvo a ser alcançado.
  • Estratégia está relacionada com a maneira que vamos utilizar para alcançar o alvo desejado, enfim, o objetivo.
  • Objetivo é o destino
  • Estratégia é o caminho

Está gostando desse artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais

O que ocorre, e que às vezes confunde, é um desdobramento de objetivos e estratégias. Vejamos um exemplo:

Suponhamos que alguém deseje melhorar de vida, e estabeleça um objetivo como “alcançar uma situação financeira melhor”. E, para alcançar uma situação financeira melhor, ele se proponha três alternativas: fazer uma pós graduação; mudar de emprego; e  investir parte da renda no mercado de ações. Podemos dizer que estas três alternativas são suas estratégias para alcançar o seu objetivo.

Em seguida, ele vai pensar, para cada estratégia, em maneiras de como alcançá-las. Por exemplo, para fazer a pós graduação, além de escolher que curso fazer, ele precisará preparar-se financeiramente, fazendo uma reserva para pagar as mensalidades; estudar para passar no teste de seleção; e vai precisar também, combinar com a família um tempo para dedicar-se aos estudos, afinal, fazer uma pós não é apenas comparecer às aulas.

Da mesma forma, precisará pensar em como fazer para mudar de emprego e para investir em ações. Continuemos, entretanto, com a pós graduação.

Passemos a um segundo nível de planejamento, mais detalhado. A estratégia de fazer uma pós-graduação passa a ser um objetivo (de segundo nível). E os preparativos (financeiro, estudos preparatórios, negociar tempo com a família) são maneiras que deverá utilizar para fazer a pós, ou seja, são novas estratégias.

Com relação ao estudo preparatório para o teste de seleção, ele precisará definir suas “estratégias” para realizar seu objetivo. E assim por diante…..

Percebe?

Objetivo está para O QUE. Estratégia está para COMO.

Se você tiver este conceito claro, pode usar o termo que quiser, pois sempre, sempre, sempre, o objetivo é o alvo que você quer alcançar. A estratégia será a maneira, caminho a ser percorrido, a fim de alcançar o objetivo.

Em tempos de final de ano, oportunidade em que muitos aproveitam para refletir e definir alguns objetivos pessoais para o ano que se inicia, procure usar a conceituação aqui sugerida, e, para cada objetivo, relacionar as estratégias que permitirão o seu alcance.

Tudo vale para o âmbito profissional, organizacional ou empresarial.

Lembre: objetivo está para O QUE assim como estratégia está para COMO!

Gostou do artigo? Então clique aqui para acessar outros materiais

8 comentários sobre “A diferença entre Objetivos e Estratégia

    1. Tática, no contexto do artigo, João, tem o mesmo sentido que Estratégia. Ou seja, são caminhos, maneiras que você adota para alcançar seus objetivos. Em outro contexto, Tática tem a ver com níveis hierárquicos, ou níveis de decisão. Para alcançar determinado objetivo, uma organização precisará definir estratégias (decisões e ações em nível de direção, por exemplo), e, para cada estratégia, haverá de adotar decisões e ações táticas (em nível de gerência, por exemplo). Para completar, será necessário definir ações em nível operacional (em nível de supervisão e pessoas que executam atividades operacionais). Grato pela questão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s