Loja cheia é ruim. Para quem?

Para você, lojista, uma loja cheia é bom ou ruim? Se sua empresa não é uma loja, estar cheia é bom ou ruim? Como seus funcionários responderiam esta pergunta?

Loja cheia é bom demais!
Loja cheia é bom demais!

Leia artigo completo em “Loja cheia é ruim para quem“?

12 comentários sobre “Loja cheia é ruim. Para quem?

  1. Gostar ou não da loja cheia pode ser uma reação em cadeia que inicia-se em qualquer um dos extremo, tanto pelo cliente que não gosta de lojas cheias pelo risco de ser mau atendido como pelo funcionário que não quer trabalhar um pouco mais. Porém, ter a loja cheia, além de trazer benefícios financeiros, é uma excelente oportunidade para testar todos os processos e procedimentos de atendimento ao qual os funcionários foram treinados (se forem treinados!), identificando possíveis pontos de melhoria.

    1. Parece. Damasio, que podemos encontrar todas as vantagens possíveis de uma loja cheia. Muito bem observada esta oportunidade de “testar” a loja. De fato, observamos alguns restaurantes que passam por verdadeiro caos quando a casa enche num dia de domingo.

  2. Vivenciei isto em um comercio de minha família. A demanda aumentou muito e, à medida que crescia, avisava a meus pais que deveria aumentar o estoque e mudar alguns processos que não estavam dando bons resultados. Com o movimento triplicado os atendentes estavam insatisfeitos e a insatisfação era repassada para os clientes o que gerava reclamações. Pela limitação e despreparo o resultado foi a perda de clientes.

      1. Pois é Cláudio e Kleber, vivenciei isso também quando era Gerente de Operações de uma empresa de serviços, quando assumi, eu fazia a gestão de 850 colaboradores, e tinha uma equipe de 10 Supervisores, e eu já havia feito uma prospecção que a carteira de clientes iria aumentar. Então passei a apresentar esse cenário de crescimento para a empresa, porém, eles não acreditavam nos reflexos que esse aumento causaria para o negócio, sob o ponto de vista operacional, pois eles focavam somente no comercial. Resumindo, em 24 meses, houve um aumento expressivo da carteira de clientes, onde passamos de 850 colaborares, para 1850, e continuei com a mesma equipe de supervisão, mesma estrutura física, mesmos recursos de outrora, o que ocasionou um colapso geral nas operações refletindo diretamente ao cliente, onde para mitigar isso, foi necessário empenhar muito mais esforços do que seria necessário quando começamos a perceber que a “loja estava começando a ficar cheia”.
        Um abraço, e esse fórum tem muitos pontos!

        Damasio – MBS
        Consultor em Segurança Empresarial

      2. Excelente contribuição, Damasio, pela qual fico muito agradecido. Acho que o mais importante, quando escrevemos um artigo como este, é contar com a contribuição de mais pessoas. Muito agradecido!!!!

  3. Muitas lojas, restaurantes, hotéis, enfim, muitas empresas serão testadas em Junho em função do evento Copa do mundo. Muito oportuno este post. Penso que, com algumas exceções, o Brasil não estará devidamente preparado para ter a “casa cheia” e podemos ir além pensando em aeroportos, metrôs, etc.
    Mas relatando aqui uma experiência profissional, trabalhei por quase dez anos em uma empresa que possuía bem distintos seus setores – atendimento, operacional, comercial.
    Estes setores não eram integrados. Quando a demanda do comercial era maior do que o operacional, ele não conseguia absorver, a consequência era refletida no atendimento que voltava para o comercial, refletindo nos resultados. Um ciclo. E como ciclo, devem ser integrados, porém algumas empresas não fazem sequer reuniões entre as gestões dos mesmos.

    1. Mas Aline, essa é uma realidade de muitas empresas, as vezes elas estão integradas somente pelo espaço físico, na gestão que é bom, estão a anos luzes de distância, principalmente quando se diz respeito a comercial e operacional!!

  4. Maravilha! Kleber, lembro-me de você dizer, que o tema deveria despertar vontade (tesão) em estudá-lo! Está aí uma situação problema que realmente penso ser relevante nos resultados! Obrigada Damasio, pelo seu comentário colaborar com a minha lembrança de experiência profissional, que tenho certeza, ainda é um gargalo na gestão de muitas empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s