Simplicidade servidora, seguro!

O que conta num hotel? Luxo e riqueza? Ou eficiência e singeleza? Encanto e beleza? Ou serviço e limpeza? Um hotel para ter um bom serviço tem que ser “cinco estrelas”? Ou existem outras estrelas que contam, além das estrelas de classificação usual?

Kenton Palace Hotel, Buenos Aires.
Kenton Palace Hotel, Buenos Aires.

Algum tempo atrás estive em Buenos Aires. Após resolver alguns assuntos de trabalho, durante os dias em que lá permaneci, aproveitei intervalos para desfrutar da boa culinária portenha, em especial nos restaurantes de Puerto Madero. Gente civilizada (não fui ao estádio de futebol), cidade limpa e organizada não faltaram, em nenhum lugar!

Em dois passeios que tive oportunidade de fazer, muita beleza, organização, segurança e limpeza! Nos contatos comerciais, competência, profissionalismo e seriedade.

Mas algo que me encantou foi a hospitalidade da equipe do hotel em que me hospedei. Tenho o hábito de procurar hotéis que me proporcionem conforto, limpeza, e bom atendimento, e que esteja ao alcance de minha capacidade financeira, sem necessidade de luxo. Cito Silvio Santos, uma das pessoas mais ricas no Brasil, que disse “não gostar de jogar dinheiro fora, pagando por coisas que não acha justas”.

Tudo o que um hóspede deseja, estando fora de sua residência e cidade, é chegar ao hotel, depois de um dia de trabalho ou de passeio, e ser acolhido pela equipe do hotel. Acolher vai além de tratar bem, com atenção e disposição.

Pois ali as pessoas proporcionam isto. São, verdadeiramente, acolhedores!

Nada de atendimento excelente, exageradamente profissional, impecável, porém formal demais!

  • A equipe do hotel age de modo elegante, e ao mesmo tempo simples.
  • Atendem com simpatia e alegria, sem exageros ou hipocrisia!
  • Informam com presteza e destreza, deixando o serviço cheio de beleza!
  • Esforçam-se para deixar os hóspedes informados e orientados sobre cada necessidade. E conseguem.
  • Com semblante sério e profissional, conseguem ser agradáveis e bem humorados, além de atenciosos.
  • Se há alguma solicitação distinta do usual ou trivial, não se acanham nem fazem cara feia. Resolvem.
  • Tudo isso de forma altamente simples. E servidora!

 

Por que escrevo isto sobre este hotel, já que parece tão trivial, e não há nada excepcional no que a equipe faz?

Respondo: em outros tantos estabelecimentos comerciais por onde passei, como escritórios, livrarias, comércio, restaurantes, transportes, nenhuma das pessoas ali trabalhando pareciam, nem de longe, agir como a equipe aqui mencionada.

Por isto tenho dito: um bom serviço carece de um bom ambiente, não somente físico, mas que tenha um clima, em que as pessoas trabalhem aparentando satisfação, boa energia, alegria e motivação.

Cada um de seu jeito, uns mais extrovertidos, outros nem tanto. Mas todos pareciam estar felizes com o serviço que prestavam ao cliente,

De novo, repito. Não precisa ficar se derramando em sorriso, às vezes mecânico demais, e aparentando ser o que não se é. Basta ser sincero, e coerente. Como a equipe aqui descrita.

Parabéns aos responsáveis pelo Kenton Palace Hotel!

E, em especial, à equipe, cujos nomes não consegui guardar (todos), mas homenageio a todos os que ali trabalham, nas pessoas de dois servidores natos: Andres Moran e Marcelo Espinoza!

Vocês sabem servir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s