Torcedor Servidor: Povo desenvolvido é povo limpo!!!

Pessoas ou grupos, quando mantém um ambiente limpo, o fazem de forma espontânea, ou são levadas a agir assim? O que podemos aprender com gente que vive dando aula de limpeza mundo afora? E se o Brasil fizesse uma faxina numa porção de coisas indesejadas?

Torcedores japoneses limpam estádio após jogo da Copa do Mundo 2014
Torcedores japoneses limpam estádio após jogo da Copa do Mundo 2014

Repercutiu amplamente o fato de torcedores japoneses, após encerramento da partida da seleção de futebol de seu país, na Copa do Mundo, terem se dedicado a fazer uma faxina no estádio, recolhendo copos, embalagens e outros materiais.

Oxalá outras notícias boas, e simples, repercutissem tanto como esta!

O exemplo de respeito, cidadania e disciplina dos japoneses repercutiu amplamente nas redes sociais do mundo inteiro, sendo considerado uma atitude exemplar, coisa de que o mundo está precisando muito!

O que eles fizeram foi um excelente exemplo do Comportamento Servidor!

Senão, vejamos: o Comportamento Servidor, sintetizado na sigla RUBRISA, corresponde a agir com Responsabilidade, Utilidade (fazer coisas úteis), Bondade, Renúncia, Iniciativa, Simplicidade e Ajuda (disposição para ajudar). Todos os elementos foram mostrados pelos torcedores japoneses, neste belo exemplo de civilidade e humanidade.

Mas houve quem falasse mal: uma escritora japonesa, radicada em Londres, defendeu que “torcedores japoneses se equivocaram ao limpar estádio em Pernambuco”, pois segundo ela, “os nipônicos não devem fazer o que não lhes corresponde” (veja artigo em “Torcedores japoneses se equivocaram…“).

Felizmente o exemplo teve repercussão prática, que pode ser visto num outro artigo que relata a adesão de torcedores brasileiros ao gesto dos japoneses: no jogo seguinte da seleção japonesa, em Natal, torcedores brasileiros se juntaram aos japoneses, para fazer a faxina (disponível em “Torcedores brasileiros aderem à faxina japonesa e limpam estádio”).

Usei, no título deste artigo, uma frase divlgada nos anos 70, pelo governo brasileiro, na tentativa de fazer do Brasil um pais limpo e organizado, algo que continuamos buscando, cerca de 50 anos após.

Fico a lembrar do “Programa 5S”, uma metodologia de trabalho iniciada no Japão, com a finalidade de disseminar conceitos e práticas relacionadas aos sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Auto-disciplina.

Confesso que, nos primeiros contatos que tive com o 5S, achei desnecessário, pois achava tudo aquilo óbvio, mas com o tempo, aprendi a apreciar e adotar em trabalhos junto a empresas e organizações. Vendo o exemplo dos torcedores japoneses, podemos entender os benefícios do 5S bem compreendido e adotado.

Por fim, registro a iniciativa do professor Fernando Trigueiro, que escreveu o livro “5S na Família”, como algo que pode ser muito útil a nós, brasileiros.

E quem sabe, poderemos ter um país melhor se, além da limpeza física, aqui decantada, fizermos uma limpeza em outros aspectos como corrupção, insegurança, violência, roubos e assaltos, desrespeito no trânsito, analfabetismo, etc. etc. etc.

 

2 comentários sobre “Torcedor Servidor: Povo desenvolvido é povo limpo!!!

  1. Bacana Kleber em especial notar que o bom exemplo tem repercussão nas pessoas com a mente porosa para receber novos ideias. Pena a grande mídia ter dado pouca atenção ao assunto. Abraço e estou sempre te acompanhando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s