Invista em serviços e ganhe dinheiro, sossego e vida longa! (Parte 1)

O que você mais tem visto por aí: empresas investindo na produção de novos produtos (bens) ou de novos e melhores serviços? Sua empresa/organização, tem investido mais em serviços ou em produtos? Por que é importante investir em serviços? Investir em serviços é tendência ou moda?

A longevidade dos serviços
A longevidade dos serviços

Por que que investir em serviços?

Já vem de algum tempo que se observa um fenômeno interessante: o crescimento dos serviços, por algumas razões como:

  • Os serviços constituem diferencial para fabricantes de produtos
  • O mundo precisa, cada vez mais, de serviços
  • Há uma crescente migração dos serviços presenciais para serviços online
  • Há uma certa substituição de produtos por serviços

Vejamos cada uma destas razões em detalhe

Os serviços constituem diferencial para fabricantes de produtos

  • Com a conscientização por qualidade, os fabricantes de produtos têm procurado, e muitas vezes conseguido, melhorar significativamente a qualidade de seus produtos.
  • Com a disseminação e barateamento de novas tecnologias, muitos produtos têm sido melhorados com a inclusão de atributos e funções que anteriormente elevariam muito o custo e, consequentemente, o preço.
  • Consequentemente, em função destes dois fatores listados, há uma dificuldade crescente em fazer com que os produtos se diferenciem uns dos outros. Por exemplo, todos os fabricantes de TV hoje conseguem oferecer Smart TV, com tecnologia LED, dispondo de imagem 3D, conexão wifi, além de resolução de imagem de alta definição, entre outras características disponíveis na maioria das marcas e modelos oferecidos no mercado.
  • A saída clássica é agregar serviços como forma de diferenciar os produtos. Por esta razão, por exemplo, fabricantes de veículos deixaram de ser simples vendedores de automóveis e passaram a oferecer, além do tradicional serviço de assistência técnica, outros serviços como financiamento, consórcio, seguros, transporte de clientes, “empréstimo” de veículos, serviços extra de tratamento e cuidados com a pintura, além de oferecerem brindes junto à compra de produtos ou contratação de serviços.

O mundo precisa, cada vez mais, de serviços

Em função de fatores como:

  • A complexidade da vida nos grandes centros …
  • A dificuldade de deslocamento …
  • A busca crescente por comodidade…
  • A necessidade crescente de segurança em muitos lugares do mundo …
  • A participação feminina crescente em atividades profissionais …
  • A longevidade crescente do ser humano …

… o mundo precisa, cada vez mais, de novos e melhores serviços.

Há uma crescente migração dos serviços presenciais para serviços online

Outro advento que vem crescendo é a substituição de serviços presenciais por serviços prestados online, isto é, via internet. Veja casos como:

  • A venda presencial de produtos está sendo substituída pela venda online dos mesmos produtos. Cada vez mais, compramos, e somos levados a comprar, através de sites, o que ajuda a reduzir custos, facilitar a consulta a diferentes opções de compra, acessar diferentes opções de preço para uma mesma opção de compra. Se tiver um pouco de tempo ou paciência, parece que todas as vantagens de comparar via web superam a alternativa de comprar numa loja física. Até mesmo roupas e sapatos que necessitam prova, estão tendo facilidades para aquisição via web.
  • Serviços bancários há algum tempo são crescentemente realizados via internet. Nós, clientes, de certo modo, viramos bancários de nós mesmos. Passamos tanto tempo sem ir ao banco que alguns destes estão fazendo convite aos clientes para “darem uma passadinha na agência”.
  • Alguns prestadores de serviços pessoais, como saúde, orientação psicológica, aconselhamento profissional, orientação educacional, aconselhamento matrimonial, desenvolvimento gerencial, ente outros, estão prestando serviços à distância, via internet.
  • A Educação à Distância já assumiu lugar de importância com o merecido destaque. E parece que só tende a crescer.

Há uma certa substituição de produtos por serviços

Há um outro aspecto, que tem se intensificado ultimamente, que é a substituição de produtos por serviços. Veja casos como:

  • A venda de CDs físicos está sendo substituída pela venda de música online.
  • A venda de DVDs, com filmes e shows, vem sendo substituída pela disponibilização dos filmes via internet. Serviços como Netflix, Netmovies e outros nos levam a assistir a um filme, sem a necessidade de comprar o conteúdo através de um disco e uma embalagem, que são os DVDs, e que ocupam espaço nas prateleiras, para serem usados, quando são, com rara frequência.
  • Mais recentemente estamos vendo um novo serviço de disponibilização de música online, que dispensa a compra de álbuns dos nossos cantores preferidos. Serviços de música digital como Deezer e Soptify, disponibilizam milhões – eu disse milhões – de músicas, que podem ser ouvidas via wifi, e mesmo em modo offline, se preferirmos baixar , ainda que ocupem espaço em nossos dispositivos móveis.

Não que seja mais fácil, mas há uma tendência de lançamento, cada vez maior, de novos e melhores serviços. Por isto, costumo dizer que o futuro dos produtos são os serviços. Se por um lado, os serviços agregam valor aos produtos, em outras circunstâncias, os serviços substituem os produtos. Assim, se quer vida longa, e que seu negócio exista e subsista por muito tempo, invista em serviços.

Identificando oportunidades para novos e/ou melhores serviços?

Os fatores listados anteriormente podem servir de pista para empresas e organizações identificarem oportunidades e, assim, passarem a oferecer novos ou melhores serviços, além daqueles que já oferecem. Assim propomos as seguintes reflexões, a você, sua empresa ou organização:

  • Se sua empresa/organização é uma indústria, que serviços são prestados visando agregar valor a seus clientes? Esses serviços diferenciam sua empresa/organização de seus concorrentes?
  • Se sua empresa/organização é do setor de serviços, existem necessidades das pessoas que até pouco tempo atrás não existiam, e que podem ser supridas por novos serviços? Estes possíveis serviços Estão sendo oferecidos por sua empresa/organização? E por outras?
  • Independente do setor de atuação, no seu segmento, existem serviços que estejam substituindo alguns produtos. Olhe para o mundo, clientes, concorrentes, mercados distantes e identifique se não existem formas de trocar produtos por serviços.
  • Do mesmo modo, observe como as coisas estão acontecendo e analise, no seu setor de atuação, se tem havido migração de serviços presenciais para serviços online.

Neste primeiro artigo discorri sobre a importância e necessidade de investir em serviços como forma de aproveitar as oportunidades, crescentes, neste setor. No artigo seguinte, tratarei dos cuidados que se deve ter ao investir em serviços, e de como conduzir os negócios a fim de ter dinheiro, sucesso e vida longa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s