Planejando um novo ano: podemos ser melhores, fazendo um mundo melhor!

Em que aspectos você gostaria de ser uma pessoa diferente? Existe alguma coisa que você sabe que deveria ser ou fazer melhor? Como você tem lidado com estas questões?

Desenhando um plano de melhoria pessoal
Desenhando um plano de melhoria pessoal

Tenho dedicado este espaço do Blog, a cada período de fim de ano, para dar uma “aliviada” nos temas mais profissionais quando costumo escrever sobre gestão, qualidade e serviços.

No artigo anterior, chamei atenção para três sentenças que nos podem ajudar, em como temos sido em nossa vida, pessoal ou profissional:

  1. Não somos o que gostaríamos de ser;
  2. Não somos o que deveríamos ser;
  3. Mas seguramente, não somos o que éramos!

Como disse naquele artigo, não tenho pretensão de dar lição de vida, mas penso que um exercício que você, leitor deste blog, pode fazer, a partir do artigo anterior, e jogando pra frente é uma pequena e simples reflexão sobre você, e escrever algumas linhas, prometendo para si ou para alguém importante em sua vida, um “plano de evolução”.

Assim, use a tabela 1 para identificar algumas coisas que possam melhorar sua vida, a oratória da questão 1: não somos o que gostaríamos de ser.

Tabela 1: O que DESEJO melhorar
Tabela 1: O que DESEJO melhorar

Use a tabela 2 para identificar algumas coisas que possam melhorar sua vida, a partir da questão 2: não somos o que deveríamos ser.

Tabela 2: O que PRECISO melhorar
Tabela 2: O que PRECISO melhorar

Relacione, na tabela 3, as coisas em que você melhorou, evoluiu, nos últimos tempos.

Tabela 3: O que melhorei
Tabela 3: O que melhorei (Evolução passada)

E, por fim, registre, na tabela 4, as coisas que você pode escolher para melhorar, a partir dos exercícios anteriores.

Tabela 4: O que vou melhorar (Evolução futura)

Tabela 4: O que VOU melhorar
Tabela 4: O que VOU melhorar

Espero, com estes pequenos e simples exercícios, ter apontado um caminho para você relacionar algumas melhorias em sua vida.

E que, com isto, você possa, de fato, contribuir para uma ano, é uma série de novos anos, bem melhor em sua vida, pessoal e profissional!

Para receber um ebook gratuito sobre este tema, recomendo que você leia o artigo “Como alcançar sucesso de um jeito simples” e baixe seu e-book.

Feliz Ano Novo!

2 comentários sobre “Planejando um novo ano: podemos ser melhores, fazendo um mundo melhor!

  1. Professor,
    Passando para lhe desejar um ano de 2015 com muita saúde para você e sua família, ideias e projetos inovadores e realizações pessoais e profissionais.
    Para matar a saudade imensa das nossas conversar em São Luís, do Maranhão. Um poema de Carlos Drummond de Andrade – O Tempo.

    “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que deu o nome de ano, foi um individuo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro numero e outra vontade de acreditar que daqui para frente tudo vai ser diferente. Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada. Para você, neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cumplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas…Mas nada seria suficiente…Então desejo apenas que você tenha muitos desejos, desejos grandes. E que eles possam mover você a cada minuto ao rumo da sua felicidade”.

    E para todos que desejam melhorar, inclusive eu, uma boa oportunidade, o milagre da renovação, pois, tudo começa outra vez…segundo Drummond.

    1. Excelente contribuição, Julio. O melhor de um Blog é recebermos contribuições que enriquecem aquilo que ousamos escrever. Você, como sempre , acrescenta muito. Desejo a você um novo período de planejamento (ano) cheio de oportunidades e pontos fortes. Viva 2015!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s