Você acha que atendimento é tudo para o sucesso de uma empresa? E qualidade, de fato, é importante? Você acha que fazer o cliente satisfeito basta? Como você sabe se o seu cliente está satisfeito?

Cuidado com o que você fala ou escuta por aí!
Palavras como ATENDIMENTO, QUALIDADE e SATISFAÇÃO tornaram-se, nos últimos anos, chavões no meio empresarial, sendo muitas vezes, tidas como fundamentais para o bom resultado de uma empresa ou organização.
Você concorda com isto?
- Atender bem é suficiente para o sucesso de um negócio?
- Ter um produto ou serviço de qualidade são primordiais mesmo?
- Satisfazer o cliente é mesmo a missão de uma empresa ou negócio?
Não quero dizer que não seja importante ter e/ou entregar qualidade, fazer um bom atendimento, ou deixar o cliente satisfeito.
Mas, usar palavras como essas três pode não ser, e na maioria das vezes não é, suficiente para planejar um serviço e orientar as pessoas na execução das tarefas.
Costumo fazer um exercício com grupos de pessoas discutindo qualidade de serviços, que consiste em pedir a cada um presente, que expresse, em poucas palavras, o que é um bom atendimento.
Você pode, no instante em que lê este artigo, participar deste exercício, escrevendo algumas palavras que completem a sentença abaixo:
Um BOM ATENDIMENTO é aquele que………..
Não siga, antes de fazer uma reflexão. Procure pensar em duas ou três palavras. Se preferir, escreva.
Um BOM ATENDIMENTO é aquele que …
- _____________________________________________________
- _____________________________________________________
- _____________________________________________________
Refletiu? Escreveu?
Continuemos então…
Quando faço esta reflexão com várias pessoas, costumo receber respostas como:
- Atenção
- Respeito
- Agilidade
- Educação
- Simpatia
- Bom humor
- Satisfaz a necessidade do cliente
- Atende às expectativas do cliente
- Supera as expectativas do cliente
- Carinho
- Etc, etc. etc.
Veja bem, caro leitor. Se você não tem clareza sobre o que é um bom atendimento, em sua empresa, dependendo do serviço que você fornece e do tipo de cliente que você atende, você poderá encontrar respostas muito diferentes à questão colocada acima.
E não fique surpreso se encontrar respostas conflitantes.
- Veja, por exemplo a questão de agilidade. Se você atende jovens, é natural que estes desejem que o atendimento seja ágil, feito no menor tempo possível.
- MAS, se você atende um público de idade mais avançada, um atendimento ágil, rápido, pode ser a última coisa que o seu cliente deseje ou esteja disposto a suportar.
Então é uma grande maldade um gestor, ao receber um funcionário novo, dizer para este que “faça um bom atendimento”, sem detalhar, para cada caso específico, o que significa bom atendimento.
Deixar que o seu funcionário entenda, por si só, o que ele fará para proporcionar um bom atendimento, além de maldade, pode ser arriscado. Ele poderá optar por algo que não seja bem o que a empresa deseja transmitir ao cliente.
O mesmo raciocínio serve para a QUALIDADE de um serviço, ou dos processos que vão deixar um cliente SATISFEITO!
Por isto, tenho dito: falar em QUALIDADE e ATENDIMENTO, de maneira genérica, sem compreender e transmitir para sua equipe o detalhamento de como alcançar o bom atendimento, ou a qualidade desejada, dificilmente serão suficientes para gerar um cliente satisfeito.
Falar em ATENDIMENTO e QUALIDADE, de modo amplo e não específico, não serve para nada, e pode até confundir.
Pense nisto!
Artigos correlatos
- Atendimento não é tudo! Parte 1
- Atendimento não é tudo! Parte 2
- Atendimento confuso desorienta cliente!
- A diferença entre atendimento BOM e EXCELENTE
Quer mudar sua empresa/organização?
Se desejar provocar este tipo de reflexão e mudar as coisas em sua empresa ou organização, convide sua equipe a participar de um de nossos cursos sobre o tema:
Oi Kleber, o bom atendimento é composto por várias etapas, deste o primeiro contato, a produção do produto ou serviço, e até mesmo a pós entrega. Tenho sempre um olhar de estar do outro lado , e ai vem a vontade de atender, fazer e entregar cada vez melhor como se fosse eu que estive me atendendo. Belo post, abç.
Grato, Marcelo, por seu comentário, e pelo elogio. Fico feliz com este tipo de feedback.
Mas o pior é quando conseguimos incorporar o bom atendimento e a qualidade e depois resolvem tirar isso de você e fazer com que acredite em algo que não faz parte de sua essência.
Existe uma saída: procurar fazer bem feito onde valorizem isto!!!