Você é responsável por TUDO que compra!

Você é do tipo que, quando tem problemas de qualidade, fica colocando a culpa na loja ou restaurante onde comprou? Quando contrata um serviço e o mesmo não é prestado conforme esperado, você costuma ficar apenas reclamando do prestador, como se você nada tivesse a ver com aquilo? Qual a responsabilidade do cliente na compra de um produto ou serviço?

Reclamar apenas não basta!
Reclamar apenas não basta!

Algum tempo atrás, a Rádio CBN (28/11/2014) informou do flagrante, em São Paulo, de 19 bolivianos trabalhando em condições de escravidão, numa fábrica de roupas, que fornecia para grandes redes de lojas brasileiras. Estavam submetidos a uma jornada de trabalho excessiva, e ilegal. Apesar de estarem registrados num regime de 8 horas diárias, eles, de fato, estavam trabalhando cerca de 16 horas por dia.

Segundo a nota, uma das grandes redes, notificada pela justiça, afirmou não saber daquilo.

Como isto é possível?

Não vou dizer que o cliente é tão responsável pela qualidade como a empresa que vende o produto ou fornece um serviço, mas é quase isso.

  • Se você escolheu um médico ruim para tratar de sua saúde, você é responsável pela sua escolha. Portanto, você é responsável pelo mau serviço prestado.
  • Se você entra numa loja suja, desorganizada e sem pessoal qualificado para atender, não se limite apenas a reclamar. Você será responsável se ali permanecer e comprar algo que lhe desagrade;
  • Se você encontra um restaurante com mesas não tão limpas, com um banheiro aquém das condições mínimas de higiene, e você continua comendo ali, não exclame se, posteriormente, a comida lhe fizer mal;
  • Se você faz compras via internet de uma empresa (site) campeão de reclamações, não estranhe se sua encomenda não chegar, ou mesmo se chegar com atraso ou avarias.

É muito cômodo terceirizar a responsabilidade.

Portanto, você é TOTALMENTE responsável pelo que compra, ou contrata.

Reflexão

  • Você tem tido experiências negativas com a compra de produtos? Caso sim, que referências você tinha sobre a empresa de quem você comprou? Boas ou ruins?
  • E quando você teve experiências positivas, as referências anteriores sobre o fornecedor eram semelhantes às da situação acima? Ou eram melhores?
  • Sua empresa dispõe de um sistema para seleção, homologação e avaliação de desempenho de fornecedores?
  • Este sistema contempla a desqualificação de fornecedores?
  • Enfim, você (ou sua empresa) está perdendo dinheiro com compras ruins?

Artigos relacionados

Leia outros artigos sobre este tema:

Palestra

Se você desejar compartilhar estas preocupações com sua equipe, e discutir caminhos para melhorar resultados, contrate uma de nossas palestras relacionadas ao tema:

  • Qualidade de produtos: o papel de quem vende e o papel de quem compra
  • Qualidade de serviços: o papel de quem fornece e o papel de quem recebe

Cursos

Se você desejar compartilhar e aprofundar este assunto, discutindo e definindo caminhos para melhorar a gestão, contrate um de nossos cursos relacionados ao tema::

 

Créditos de imagem: a imagem utilizada no início deste artigo foi obtida no link MoneySavingExpert

2 comentários sobre “Você é responsável por TUDO que compra!

  1. Bom dia Dr.; Certa vez em uma de suas palestras com leituras cognitivas, o senhor indicou o livro de Howard Schutz, “Dedique-se de Coração”, só que não encontro ele para comprar, poderia me indicar onde posso encontrá-lo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s