Invista nas pessoas que dão retorno!

Você dedica o mesmo tempo e esforço para cada membro de sua equipe? Ou você se dedica de forma diferenciada, dependendo de com quem você trata? Todos são iguais? E devem ser tratados de forma igualitária?

É justo esforçar-se por quem não se esforça?
É justo esforçar-se por quem não se esforça?

Algum tempo atrás, em conversa com um colega, discutíamos sobre quanto tempo um gestor deve dedicar a cada membro de sua equipe.

Por um lado, há um entendimento de que todos merecem respeito, atenção, e, consequentemente, dedicação por parte do seu chefe (qualquer gestor que tenha subordinados.

Por outro lado, questionávamos se é adequado dedicar o mesmo tempo, esforço e atenção, para todos os subordinados, independente do resultado que cada um alcança.

Foi quando esse colega compartilhou que estava mudando de postura.

Ele relatou que, até pouco tempo atrás, dedicava o mesmo tempo, quando tinha que fazer uma reunião individual para alguém de sua equipe. Se um determinado assunto requeria 1 hora, ele dedicava 1 hora para cada indivíduo, indistintamente.

Mas ele se apercebeu que aquela mesma 1 hora, para alguns, rendia efeitos maravilhosos, com elevado retorno em termos de produtividade, qualidade, e resultados alcançados, a partir das orientações assimiladas.

Já com outros, a mesma reunião de 1 hora parece que não tinha efeito algum, ou tinha muito pouco. Com alguns deste segundo grupo, ele acabava tendo que, com alguma frequência, repetir, mais adiante, parte da reunião. A mesma orientação dada para A não era compreendida por B. Ou, mesmo quando compreendida, não era colocada em prática, não gerando, portanto, os resultados desejados.

Acabamos gerando uma espécie de manual de orientação, a partir da discussão:

  • Se você prioriza resultados com sua equipe, dedique, para cada membro, tempo, esforço e atenção proporcionais ao resultado que cada um costuma apresentar;
  • Se você, ao contrário, prefere entender que cada um merece a mesmíssima atenção, apesar de terem necessidades específicas, e nem sempre a mesma capacidade de assimilação, nível de envolvimento e comprometimento, continue dedicando o mesmo tempo para cada um, ainda que sinta haver perda de tempo em algumas circunstâncias;

Mas, de você é um gestor que entende que, acima dos resultados estão as pessoas, e que mais vale investir no ser humano do que nos resultados da empresa ou organização, dedique todo o tempo do mundo conforme as necessidades individuais de cada pessoa. Os resultados poderão vir. Ou não!

Reflexão

  • Você está mais para o primeiro tipo de subordinado? Ou se parece mais com o segundo?
  • Sua equipe tende mais para o primeiro tipo? Ou para o segundo?
  • Quanto você está se dedicando a cada pessoa de sua equipe?
  • Os resultados são proporcionais ao tempo, atenção e esforço empreendidos?

Artigos relacionados

Leia outros artigos sobre este tema:

Palestra

Se você desejar compartilhar estas preocupações, discutindo caminhos para se diferenciar, contrate uma de nossas palestras relacionadas ao tema:

  • Liderança e gerenciamento em tempos velozes!
  • Gestão por Resultados: a essência de princípios e métodos para uma gestão eficiente e eficaz

Cursos

Se você desejar compartilhar e aprofundar este assunto, discutindo e definindo caminhos para melhorar a gestão, contrate um de nossos cursos relacionados ao tema::

Créditos de imagem: a imagem utilizada no início deste artigo foi obtida no site RealSuccess.Net

2 comentários sobre “Invista nas pessoas que dão retorno!

  1. Esse artigo lembra muito o que o senhor diz em suas orientações: “Quem tenta não faz”! Essa frase foi tão marcante para mim desde a primeira orientação que tive, que agora a utilizo diariamente, como lema de vida.

    Adorei o texto! Obrigada pelos ensinamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s