Portland: uma cidade a serviço das pessoas!

A cidade onde você mora parece ser uma cidade a serviço do povo? Como as pessoas em sua cidade recebem visitantes e turistas? Seria possível darmos o “certificado” de Cidade Servidora a alguma cidade?

Portland, Oregon - EUA.
Portland, Oregon – EUA.

Tem lugares que visitamos e, de cara, percebemos um clima diferente, agradável, uma espécie de paz e tranquilidade.

Tive o prazer de visitar, algum tempo atrás, a cidade de Portland (Oregon-EUA), e usufruir de algumas cenas e experiências extremamente agradáveis, que compartilho neste artigo.

  • As pessoas nas ruas com frequência solícitas, ainda que não solicitadas a ajudar;
  • O policial que parou as pessoas para se colocar à disposição. E entregou um cartão, para o habitante local ligar, em caso de necessidade;
  • O tradicional respeito, por parte de motoristas, para com os pedestres atravessando a rua na faixa;
  • A distribuição farta, frequente e fortuita de Mapas e Guias da cidade, com os mais diversos tipos de finalidade: guia para turistas pedestres, guia pra turistas ciclistas, guia para turistas usuários de automóveis, guias para turistas usuários do sistema de transporte (ônibus, metrô, bonde);
  • Uma aura de limpeza, organização e respeito ambiental, com o uso adequado e consciente de recursos públicos e naturais;
  • Sinalização farta, indicando os mais diversos tipos de direção, sentido das ruas, localização de pontos de referência e destinos;
  • A indicação, em calçadas, escadas rolantes e banheiros públicos, do sentido a ser seguido pelas pessoas.

Não costumo fazer artigo de fotos, afinal, este Blog não é de turismo ou fotografia. Ainda assim, compartilho algumas imagens, algumas das quais falam por si só.

A disponibilização constante, importante e elegante de vias para ciclistas, com indicação clara dos locais para seus usuários. Os carros estacionam quase no meio da rua deixando o espaço à direito para ciclistas:

Carros estacionados, deixando uma via, à direita, para tráfego de bicicletas
Carros estacionados, deixando uma via, à direita, para tráfego de bicicletas

Bebedouros por toda parte, numa quantidade, higiene e funcionalidade que chama atenção.

Bebedouros por toda parte!
Bebedouros por toda parte!

Lixeiras que, além de limpas e bem conservadas, são solidárias!

Lixeiras com compartimento para coleta de roupa.
Lixeiras com compartimento para coleta de roupa.

Em vários locais, pontos de abastecimento de energia veicular

Pontos de abastecimento de energia para veículos
Pontos de abastecimento de energia para veículos

As duas fotos abaixo mostram um episódio difícil de acreditar. Eu estava passeando com a família, tirando algumas fotos. O agente de segurança do campus universitário, ao nos avistar, deu meia volta, se aproximou, e se dispôs a tirar foto da família.

Agente de Segurança do Campus Universitário.
Agente de Segurança do Campus Universitário.

Após a rápida sessão de fotos, ele indagou se havia alguém do grupo residente ali. Como havia, ele prontamente entregou um cartão, e se colocou à disposição para qualquer necessidade. Santo “Guarda Servidor”!

Cartão disponibilizado pelo Segurança (identificação  descaracterizada)
Cartão disponibilizado pelo Segurança (identificação descaracterizada)

Por toda a cidade existem espaços, monumentos e estátuas de pessoas, da cidade, que fizeram história, fazendo o bem. Neste caso, uma poetisa.

Estátua da Poetisa, espalhando cultura pela cidade!
Estátua da Poetisa, espalhando cultura pela cidade!

Também distribuídas pela cidade, mensagens como a da pedra abaixo:

Visão distanciada da pedra com mensagem...
Visão distanciada da pedra com mensagem…

Detalhe da mensagem na pedra. Fria e amorosa pedra!

Visão aproximada da pedra com mensagem...
Visão aproximada da pedra com mensagem…

Tradução da mensagem:

“E, ao final, o amor que você leva é igual ao amor que você dá“

Por fim, a placa na Universidade Estadual de Portland, na passarela, espalhando conhecimento e serviço!

Frase na passarela da Universidade.
Frase na passarela da Universidade.

LET KNOWLEDGE SERVE THE CITY

Tradução: “Deixe que o conhecimento sirva a cidade˜”

  • E os ônibus? Ah! Os ônibus serão um artigo à parte. Veja brevemente!

Reflexões

  • Sua cidade é uma Cidade Servidora?
  • Você tem visitado Cidades Servidoras, como Portland?
  • Que tal se passássemos a ter Cidades Servidoras na região onde você mora?

Artigos relacionados

Leia outros artigos sobre este tema:

 

9 comentários sobre “Portland: uma cidade a serviço das pessoas!

  1. Lá a polícia não é militar. A ciclovia é aceita. A desigualdade é pouca. A mídia nao controla as pessoas. Por que aerá que é tão “agrdável”?

  2. Adorei o artigo!! Já estou aguardando a continuidade com a abordagem sobre o transporte coletivo. Por favor nos traga sempre esses temas. Na minha cidade que fica no interior do Ceará, nos orgulhamos do respeito dos mototristas para com os pedestres, pois atendem rigorosamente à faixa de pedestre, mas sei que ainda estamos longe do que vimos em Portland.
    Já reproduzi seu artigo em meu blog, com os devidos créditos , claro. rsrsr.

    Grande Abraço, Carlos Alves!

  3. Olá Kleber,
    O acesso ao nosso blog pode ser realizado no http://www.lcatreinamentos.blogspot.com, quanto ao segundo comentário me referi ao seu livro FALANDO DE SERVIÇOS, gostei muito , uma leitura agradável e extremamente relevante. Vem por aí outros livros do Kleber? Ah, tomei conhecimento de seu livro assistindo uma entrevista que você concedeu ao Milton Jung na CBN.

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s