Gestor que é GESTOR sempre explica suas METAS!

Você, como gestor, sempre consegue explicar os maus resultados de seus negócios, quando eles existem? E os bons resultados também? Até que ponto um gestor pode se dar ao luxo de não conseguir entender o que levou a determinado resultado em sua empresa ou organização? Na sua empresa, os gestores costumam explicar os bons e os maus resultados, ou têm o hábito de colocar a responsabilidade (ou a culpa) nos outros?

Gerente que se preza SEMPRE explica seus resultados!
Gerente que se preza SEMPRE explica seus resultados!

Certa vez eu estava implantando uma ferramenta de controle de processos numa empresa, e estávamos tendo alguma dificuldade sobre a identificação de que fatores estavam impedindo que se alcançasse produtos com melhor qualidade.

Um dia, analisávamos as possíveis causas de certa quantidade de peças defeituosas, e a situação não estava fácil de chegar a uma conclusão satisfatória. Diante da situação que enfrentávamos, um supervisor de produção veio com o seguinte argumento:

  • “Tem coisas para as quais não existe explicação. É como o biscoito queimado na padaria perto da minha casa. Como disse-me certa vez o padeiro: quando o forno está de lua, não tem quem dê jeito, e o biscoito sai queimado”.

Ora, meu leitor, não existe “forno de lua“. Na história, o que acontece é que o responsável pela fornada não conhecia seu processo, de forma suficiente, e colocava a culpa na lua, coitada, sem condição de se defender.

Se pensarmos nos seis fatores clássicos de um processo, os conhecidos 6 Ms (Material, Máquina, Mão de obra, Método, Meio ambiente e Medidas), o que ocorria na fornada de biscoito queimado é que algum desses fatores não estava sendo bem controlado, e, por conta disso, o biscoito queimava.

Trago este relato para a realidade de um gestor, no planejamento e acompanhamento de seus processos, negócios ou mesmo empresas.

Se algum resultado não foi alcançado, um gestor que se preze deve conhecer as causas deste resultado indesejado. Somente assim poderá corrigir eventuais falhas, para obter resultados melhores, numa próxima oportunidade.

E, pasmem, se o resultado tiver sido bom, da mesma maneira o gestor deverá saber explicar o que levou àquele bom resultado, pois assim o sabendo, poderá planejar para repetir o bom resultado, e alcançar resultados ainda melhores no futuro.

Quando uma META não é alcançada, cabe ao gestor analisar com sua equipe, o que levou a isto, e corrigir as causas do mau desempenho!

Quando uma META é alcançada, cabe ao gestor analisar com sua equipe, o que levou a isto, e repetir, ou aprimorar o que deu certo, para manter ou alcançar desempenho superior!

Assim,

O gestor que não consegue explicar um desempenho, porque determinado indicador subiu, porque desceu, não merece o título de gestor.

Chame de outra coisa como ocupante de cargo, assessor para assuntos diversos, mas de GESTOR, não!

Reflexões

  • Você está dando as explicações adequadas quando alcança suas metas?
  • E quando não alcança, consegue dar explicações plausíveis?
  • E os gestores que trabalham com você, estão sabendo explicar quando alcançam resultados favoráveis? E quando não alcançam?

Artigos relacionados

Leia outros artigos sobre este tema:

Palestra

Se você desejar compartilhar estas preocupações com sua equipe, e discutir caminhos para melhorar resultados, contrate uma de nossas palestras relacionadas ao tema:

  • Gestão por resultados: porque os números fazem toda a diferença no mundo dos negócios

Cursos

Se você desejar compartilhar e aprofundar este assunto, discutindo e definindo caminhos para melhorar a gestão, contrate um de nossos cursos relacionados ao tema

Imagem no início deste artigo obtida em VeritousGroup

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s