Não faça da gestão algo complexo!

Para você, gestão é algo complexo ou simples? Gerir o seu negócio, sua empresa tem sido tarefa fácil ou complicada? E gerir sua própria vida, como tem sido? Está tendo bons resultados em sua vida pessoal? E profissional? Afinal o que se pode fazer para gerenciar melhor?

Uma boa gestão deve ser simples!
Uma boa gestão deve ser simples!

Sempre que buscamos respaldo científico para conceituar gestão encontramos várias e ricas definições, mas que nem sempre nos permitem compreender e colocar em tática alguns princípios e ferramentas que nos auxiliem, de fato, a gerenciar melhor.

  • Aprecio de forma racional e lúdica aqueles conceitos, respaldados cientificamente, que facilitem a compreensão e proporcionem caminhos eficazes para a execução de estratégias empresariais ou organizacionais.

A frase acima poderia ser reescrita, de forma mais simplifica, e mantendo a coerência com a teoria, da seguinte maneira:

  • Tenho muita simpatia por conceitos simples e de efeito prático no alcance de resultados.

Pois bem, sendo assim, vamos a uma das melhores, e mais simples, definições que já vi sobre gestão é:

  • “Gestão é alcançar resultados através de, e com, pessoas”, atribuída a Peter Drucker

Uma vez compreendido o conceito, vem a questão: existe uma maneira de entender de modo rápido e simples, como eu devo proceder para fazer gestão?

Olha, eu já vi várias empresas e organizações fazerem verdadeiros “mega” projetos de implantar sistemas de gestão, com ferramentas e metodologias altamente inovadoras, mas que, no fundo se resumiam a fazer quatro coisas.

  • Planeje, estabeleça objetivos e metas que você deseja alcançar. Tendo estabelecido objetivos e metas, defina os métodos necessários para alcançar seus objetivos e metas, ou seja seus resultados;
  • Com objetivo, metas e métodos definidos, faça! É isto o que significa D. A etapa do P é de planejar. Agora Execute o seu plano. Planejar é definir antes o que você vai fazer depois. Então, depois de planejar resta apenas, e tão somente, fazer, executar.
  • Uma vez executando o que você planejou, Acompanhe, Verifique se as coisas estão indo bem. O C de Check em inglês, corresponde a verificar se os resultados estão sendo (ou foram) alcançados.
  • E o A tem a ver com corrigir, quando as coisas não estiverem indo bem. Aqui é importante ressaltar que corrigir não é apenas reconhecer que as coisas não estão indo bem, mas sobretudo, agir, para colocar o barco no rumo e velocidade certos.

Faça isto na vida, sem ficar complicando, ou querendo tornar complexo o que é simples, alcance resultados positivos e terá vida longa.

Reflexão

  • Você tem feito esforços “muito complexos” para melhorar a gestão? E sua empresa/organização?
  • Você, gestor, consegue classificar suas atividades em planejamento, execução, verificação e ação corretiva?
  • Quanto você dedica a cada etapa? Avalie se isto está adequado.

Artigos relacionados

Leia outros artigos sobre este tema:

Palestra

Se você desejar compartilhar estas preocupações, discutindo caminhos para se diferenciar, contrate uma de nossas palestras relacionadas ao tema:

  • Gestão Simplificada: os oito passos para estabelecer e alcançar resultados de forma rápida e simplificada
  • Gestão por Resultados: a essência de princípios e métodos para uma gestão eficiente e eficaz

Cursos

Se você desejar compartilhar e aprofundar este assunto, discutindo e definindo caminhos para melhorar a gestão, contrate um de nossos cursos relacionados ao tema::

Créditos de imagem: a imagem utilizada no início deste artigo foi obtida no link MS Academy Blog

2 comentários sobre “Não faça da gestão algo complexo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s