O que é Comportamento Servidor?

Após os artigos dos últimos dias recebi algumas indicações sobre o que é este negócio de “comportamento servidor”  e “empresa servidora”? Explico.

Você conhece alguma pessoa, de seu relacionamento pessoal ou profissional, que você chamaria de “servidora”?  Provavelmente você se lembrará de 1 ou mais pessoas servidoras.

E quais são as características que esta pessoa tem, ou apresenta, para receber este título de servidora?

É comum que ela (ou ele) seja alguém que tem o hábito de ajudar os outros, de cuidar dos outros, em qualquer circunstancia – um verdadeiro cuidador! Ou são pessoas centradas em si mesmas, que pouco se preocupam com o outro?

Além disto, é alguém que tem iniciativa, isto é, não fica esperando que os outros peçam ajuda, solicitem que se faça algo. Fazem acontecer! Ou é aquele tipo de gente que só faz o que lhe mandam, e às vezes nem isto?

Os servidores são pessoas que aproveitam toda e qualquer oportunidade para fazerem coisas úteis, em prol de pessoas, entidades, comunidades, sociedades. Ou são pessoas que ficam passando o tempo fazendo nada, fofocando, enfim, fazendo coisas inúteis?

São pessoas imbuídas de senso de responsabilidade para consigo mesmas, com o próximo, com os clientes, com as organizações empresas onde trabalharem e para quem trabalham? Ou são gente sem compromisso algum com os papeis que assumem.

As pessoas servidoras têm um senso de renúncia, abrindo espaço de seus próprios desejos, necessidades ou vontades, para fazerem algo por alguém, em vez de serem pessoas que nada fazem por ninguém.

Por fim, são pessoas que apresentam extrema simplicidade e humildade no comportamento e trato com os outros. Isto não significa que sejam pessoas desprovidas de amor próprio, ou de vontade, mas sim que abrem mão disto quando se faz necessário em favor do outro.

Estas características estão sendo identificadas, reconhecidas e sistematizadas em nossos trabalhos de pesquisa e consultoria ao longo de alguns anos, e, gradativamente, estamos tornando-as públicas.

Para uma leitura mais aprofundada, recomendamos o artigo publicado neste blog no dia 27/07/2011, intitulado: servant organization – how individual behavior can be expanded to a business approach – https://klebernobrega.wordpress.com/2011/07/27/servant-organization-how-individual-behavior-can-be-expanded-to-a-business-approach)

Enfim, você é uma pessoa servidora? Não se preocupe se você não É ASSIM o tempo todo. Mas é bom que você seja ASSIM a maior parte do tempo.

Este e outros artigos sobre serviços estão disponibilizados no Blog de Kleber Nóbrega (www.klebernobrega.wordpress.com) e seu autor pode ser contatado através do email: kleber@perceptum.com.br

6 comentários sobre “O que é Comportamento Servidor?

  1. Muito bem colocado! Através de perguntas conseguimos identificar características de pessoas servidoras. Comecei a acompanhar o blog agora, mas quem sabe nos próximos artigos fale um pouco sobre “o por quê ser uma pessoa servidora” ou melhor “as empresas estão buscando essas pessoas?”. Aparentemente é uma pergunta fácil de se responder, mas acredito que cabe uma boa discussão nesse assunto.

    Grande abraço e sucesso!

  2. Professor Kleber, o sr. sempre nos levando a refletir. Muito bom o texto. Indicado no twitter. Até a próxima leitura. Sucesso!

  3. Muito bom artigo dr. Kleber. Parabéns! Como é bom poder ter sempre o conceito do Servir disseminado. Parabéns por mais este canal de multiplicação de conhecimento. Serei assíduo.

    Abs,

    Elton Soares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s