Trabalhar pensando no hoje ou no amanhã?

Você prioriza suas decisões e ações pensando no hoje ou no amanhã? Em sua vida pessoal estas duas opções têm a mesma prioridade? E no ambiente profissional, na empresa, na sua carreira? Você tem dificuldades em lidar, simultaneamente, com os projetos de mudança e os desafios do dia a dia?

A visão de longo prazo determina o sucesso!

Ao vivenciar projetos de melhoria organizacional em empresas, deparo-me, com frequência com a dificuldade, levantada por gestores, de como lidar com a melhoria da gestão, e “tocar o dia a dia”, alcançando os resultados da operação.

Certa vez fui questionado sobre este dilema, em um projeto de implantação de melhoria da gestão de processos em uma grande empresa.

A questão foi colocada da seguinte forma: “como devo lidar com todas as demandas, pois no dia a dia sou cobrado pelo resultado das operações, e por outro lado a empresa espera que eu lide com a revisão e melhoria dos processos?

Eu indaguei os demais presentes, no sentido de identificar se algum deles estava envolvido com projetos de melhoria de seus serviços ou processos organizacionais. A resposta foi unanime: sim. Todos estavam envolvidos com processos de mudança em seus respectivos processos de trabalho.

Em seguida perguntei: “quantos projetos de mudança cada um estava envolvido?”

As respostas variaram: de 2 a 6 projetos de mudança.

Em seguida indaguei sobre “o que aconteceria se eles interrompessem os projetos de melhoria?”

As respostas giraram em torno de perda de competitividade, atraso tecnológico, risco de perda de clientes, possível aumento nos custos e defasagem em relação à concorrência.

Fui além, e indaguei se eles gostariam de interromper estas mudanças. Ou mesmo se teriam coragem.

Silencio!

Foi o que obtive como resposta.

Então aproveitei para colocar duas mensagens.

Em primeiro lugar, aproveitei a o oportunidade para ressaltar que, para manterem o nível de competitividade, as empresas precisam inovar. Portanto, viver com o dilema de “tocar o hoje” e “pensar no amanhã” é algo inevitável, e absolutamente crescente.

Em segundo lugar, chamei atenção para o fato do crescimento da Gestão de Projetos, uma disciplina, ou conjunto de metodologias, que cresceram MUITO em importância nos últimos anos, em virtude da necessidade de as empresas lidarem com múltiplos projetos de mudança de produtos, serviços, processos, sistemas de atendimento ou outros tipos de melhoria.

Tocar o hoje corresponde a gerências as operações de modo a alcançar os resultados naquilo que fazemos bem.

Pensar no amanhã corresponde a mudar a forma como operamos hoje, no sentido de alcançar melhore níveis de qualidade, produtividade e rentabilidade, como forma de manter os níveis de competitividade.

Enfim, se alguém pensa que vai poder continuar fazendo o que sempre fez, do jeito que sempre fez, provavelmente, daqui a pouco tempo, estará sem ter muito o que fazer.

Como cantou Guilherme, “amanhã apesar de hoje…, será estrada que surge, pra se trilhar…”

Para receber um ebook gratuito sobre este tema, recomendo que você leia o artigo “Como alcançar sucesso de um jeito simples” e baixe seu e-book.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s