Servidor Vendedor – parte 2

Por que alguns profissionais conseguem vender mais serviços? Quais são as principais características de um bom vendedor de serviços? O que um bom vendedor de serviços sabe, que um vendedor de produtos não precisa saber?

Quem serve bem, vende mais!

No artigo anterior, chamei atenção para o fato de que, em serviços, o prestador de serviço (produtor) é o vendedor do próximo serviço. Isto é, quanto mais e melhor você serve a seu cliente, mais ele desejará receber novamente seus serviços.

A seguir, relaciono alguns exemplos de comportamentos de profissionais de serviços que são verdadeiros campeões de vendas.

  • O exemplo do atendente de loja, que lhe atende tão bem que você fica sem jeito de comprar dele. Sabe aquela pessoa que, numa loja, apresenta os produtos, dá dicas sobre escolha, funcionamento, manuseio, vantagens e dificuldades, entre outras informações de grande utilidade?
  • O caso do atendente que lhe orienta sobre o que comprar, onde comprar, e você, sempre que precisa de um produto similar, lembra de ligar para ele, no mínimo para pedir orientação, com grande chance de cobrar dele;
  • O garçom que lhe atende tão bem, indicando sugestões, não deixando você levantar o braço para chamá-lo, trocando pratos e copos, além de limpar continuamente a mesa;
  • A enfermeira que, além de lhe dar injeções e medicamentos, esboça um sorriso, faz uma brincadeira com o paciente, tornando a estada num hospital menos desagradável do que a situação usualmente impõe;
  • O médico que, além de atender com respeito, atenção e cordialidade, diz uma palavra de carinho, e, eventualmente, lhe telefona para saber como você está (não estou louco, tem médico que faz isto!).

Em todos os casos narrados, você fica com vontade, ou não, de, numa oportunidade futura, receber os serviços deste profissional?

Por tudo isto, rendemos homenagem ao servidor vendedor.

  • Se você se encaixa neste perfil, saiba que este artigo foi feito para você, como forma de homenagem e reconhecimento.
  • Mas, se porventura você não tem se enquadrado no perfil acima, reflita um pouco, pois você poderá ser merecedor do artigo, e tornar-se um servidor vendedor.

E tenha a mais absoluta certeza de que, quanto mais servir, mais será servido!

Sirva!

E, naturalmente, ganhará todas as comissões de vendas que pleitear!

Por fim, saiba também, que tudo o que foi dito acima serve também, para empresas e organizações em geral.

2 comentários sobre “Servidor Vendedor – parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s