Ria de suas metas!

Você tem metas pessoais? E profissionais? Você tem rido de suas metas! Sua relação com as metas tem sido mais para alegria ou para sofrimento?

Ria de suas metas!

Infelizmente existem pessoas e organizações, neste mundo maluco e competitivo em que vivemos – tem outro? – que não tem metas estabelecidas para seus objetivos.

Isto é possível?

É possível sim! Existirem pessoas e organizações sem metas é possível, sim.

O que não é possível, ou pelo menos será muito pouco provável, é que estas pessoas e organizações, sem metas estabelecidas, estejam se dando bem, na vida e nos negócios.

Como vivemos num mundo movido a resultados, quero discutir com você leitor, como tem sido sua relação com as metas. Tem sido prazerosa? Ou sofrida?

Ou será que você e sua organização nem tem metas?

Se você ou sua organização não tem metas estabelecidas, não continuem leitura deste artigo provocativo. Mas se você tem, em sua vida pessoal ou profissional, metas estabelecidas, pode continuar a leitura.

Então vem a segunda provocação: você ri de suas metas?

Quando pergunto se você “ri”, pode ser um sorriso tímido, retido e contido; um sorriso livre, leve e solto; uma risada gostosa e fogosa; ou uma gargalhada animada e até mesmo escrachada. Cada um tem seu estilo.

O importante é rir, de alguma forma.

Mas, “Rir das metas” pode ser compreendido em dois sentidos:

Rir de deboche,

  • por que não acredita na forçando uma meta, e que é melhor ir trabalhando mais cadenciado, sem estresse, “deixando a vida lhe levar”; ou
  • porque duvida que a meta estabelecida possa ser alcançada,

Rir pela comemoração

  • Rir como parte da comemoração por ter alcançado os resultados desejados…
  • Rir por entender que você faz parte de uma organização onde as pessoas sabem planejar com base em métodos e princípios que vão permitir longa vida a seus negócios …..

Que fazer?

Se você trabalha em uma organização onde as pessoas, em sua maioria, riem de deboche das metas, procure refletir sobre as razões que levam a isto. Se você acha que vale a pena se esforçar para mudar a realidade, procure fazer pelo menos os seguintes pontos:

  • Mostre às pessoas que, no mundo de hoje, ter meta é fundamental sem ser sensacional!
  • Estabeleça metas integrando dois aspectos de fundamental importância: ter uma base histórica confiável em função de desempenho passado, e levar em conta previsões e estimativas de desempenho futuro, baseada em conhecimento da realidade de seus negócios e setor de atuação;
  • Desdobre as metas organizacionais em metas setoriais, e, sempre que possível, metas individuais, para que cada pessoa saiba o resultado que deve alcançar

Porém,

Se você trabalha em uma organização onde as pessoas costumam rir das metas, por que estão alcançando os resultados desejados, só tenho a lhe dar Parabéns!

  • Você conseguiu encontrar o lugar certo para trabalhar, e realizar seu pleno potencial pessoal e profissional;
  • Procure comemorar, cada vez mais, mais e mais metas, mais e mais elevadas, com mais e mais pessoas, servindo mais e mais clientes, e deixando no caixa mais e mais ganhos!
  • Ao alcançar, comemore, conforme propõe Herb Kelleher, executivo da Southwest Airlines, a companhia aérea mais divertida e lucrativa dos Estados Unidos

Dedicatória,

Dedico o artigo de hoje a Rilder Medeiros, um gestor que vive rindo da vida. E das metas que bate!

Um comentário sobre “Ria de suas metas!

  1. Muito boa a visão sobre estabelecimento de metas. É comprovado na prática que quem não procura estabelecê-las não consegue atingir grandes e bons resultados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s