Sobre estudantes espanhóis e brasileiros

O que torna um pais mais desenvolvido, limpo, organizado que outro? O que podemos aprender com os mais velhos, que possa nos ensinar a sermos melhores? Qual o papel de jovens estudantes em fazer um país melhor?

Imagens de Brasil e Espanha
Imagens de Brasil e Espanha

Há pouco tempo conversando com uma universitária brasileira, recém chegada de um Intercambio na Espanha , discutíamos sobre as diferenças no ensino brasileiro e o daquele país.

Falamos sobre instalações físicas, métodos de ensino, uso de tecnologia, qualificação e experiência de docentes, entre outros assuntos. Entretanto, chamou-me especial atenção quando ela assou a discorrer sobre diferenças de comportamento dos alunos. Dizia ela:

  • A sensação que tive é de que lá os alunos estão, verdadeiramente, interessados em aprender. mais que no Brasil, onde a sensação, muitas vezes, é de que a pessoa está ali sem saber exatamente por que ou para que;
  • Enquanto no Brasil os alunos conversam durante a aula, na Espanha, se alguém conversar, atrapalhando a aula, os próprios colegas chamam atenção do aluno displicente;
  • Na Espanha não se costuma usar caderno para anotações. Em vez disto, faz-se uso de notebooks e tablets. Porém, ninguém usa o equipamento para ficar “navegando a internet”, assistindo algum vídeo, lendo qualquer outra coisa, ou mesmo acessando redes sociais. Os notebooks e tablets são usados para registrar e acompanhar a aula que está sendo ministrada;
  • Quando algum professor passa uma tarefa para a aula da semana seguinte, os alunos perguntam sobre algum ponto especifico do trabalho a ser feito. E, na semana seguinte, conforme solicitado pelo professor, todo mundo traz a tarefa feita. Aqui no Brasil, a tarefa é solicitada para 30 dias após: a primeira reação dos alunos é reclamar que não vai dar tempo. Poucos se concentram na tarefa a ser feita. Depois, perto do prazo, vêm os pedidos para adiar a data de entrega. E, no dia, vem gente com desculpa para justificar por que não fez;
  • Quando existe um trabalho para ser apresentado, no Brail, o professor tem que indicar quantos alunos devem participar, e a sequência em que cada um deve participar. Na Espanha todos fazem questão de apresentar o trabalho, e há até uma certa disputa pelo direito de participar;
  • Pouco antes de iniciar a aula, aqueles que chegam à sala se concentram em fazer alguma leitura sobre o assunto a ser ministrado. Onde ocorre isto? Na Espanha, é claro. Por que no Brasil, os poucos que chegam antes do horário se dedicam a conversar sobre os mais variados assuntos, menos o assunto da aula.

E eu fui anotando mentalmente essas pequenas diferenças hispano-brasileiras, entendendo, de certo modo, por que somos o que somos, e como somos. Enquanto a Espanha, apesar da siesta (intervalo para almoço que dura das 14 às 17 horas, em que praticamente nada funciona naquele país), e das dificuldades econômicas atuais, com seus cerca de 26% de desemprego, mantém-se um país limpo, organizado, culturalmente rico, onde serviços como o transporte público, estradas, atenção à saúde, entre outros, funcionam de forma organizada e continua, enquanto temos tanto a fazer no nosso querido Brasil.

Em nenhum momento deixo de gostar e apreciar o nosso país. Brasileiro que sou, e gosto ser, pretendo, com esta reflexão, apenas instigar nossa compreensão sobre como somos, e, principalmente, como podemos ser um país melhor!

Quando (repare que não uso o SE) nossos jovens tiverem mais atitude, seremos um país muito mais inteligente, competente e eficiente.

Poderemos ser mais criativos, positivos e ativos, fazendo do Brasil um país com mais seriedade, responsabilidade e efetividade.

Com o nosso humor e alegria, podemos canalizar nossa energia para sermos um país sermos o melhor lugar do mundo para se viver!

2 comentários sobre “Sobre estudantes espanhóis e brasileiros

  1. Excelente texto… esse é um dos retratos que podemos tirar de nosso país…Ainda que o acesso à universidade e a cursos de graduação aumentem de forma exponenciais, não siginifica que teremos um país mais culto ou melhor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s