Sua equipe é boa em fechar vendas? Quem “fecha vendas” em sua empresa é unicamente a equipe de vendas? Ou outros profissionais, de funções não ligadas a vendas, também vendem produtos e serviços?

Pois vejam o que aconteceu, outro dia, em uma empresa de serviços:
Trata-se de uma empresa que presta serviço 24 horas por dia, precisando estar, portanto, a postos para vender e servir ao cliente. O relato abaixo foi feito por um dos funcionários da empresa:
O relato
“Há alguns dias, eu estava atendendo uma família por volta de 1:00 da manhã, e uma cliente estava afastada lá no canto. Enquanto seu irmão resolvia o atendimento comigo, eis que nossa ASG noturna, aproximou-se da senhora e ofereceu café, água e o melhor, companhia. Seu irmão, embora tenha apreciado os serviços oferecidos, e a forma como seriam prestados, achou caro o valor cobrado, e se movimentou no sentido de ir embora.
Foi aí que sua irmã, que ficara aguardando, na companhia da ASG, respondeu que não, afirmando: “vamos fazer tudo aqui pois não encontrei em outro lugar tanto conforto”.
Pudemos assim, concluir a venda e, adiante, prestar o serviço aos irmãos e familiares, que, mais tarde, se fizeram presentes”
Usualmente o que se espera de um ASG – auxiliar de serviços gerais?
O termo é até pejorativo:
- Auxiliar parece ser alguém que não tem habilidade para fazer, mas sim apenas atuar como ajudante.
- Serviços gerais parece ser uma denominação para o que não se consegue definir. Isto mesmo! Quando não conseguimos definir o nome para um serviço ou uma tarefa, costumamos chamar de “serviços gerais”. Equivale a chamar um objeto de “coisa”.
Então o esperado de um ASG é que faça o que lhe pedem, de maneira obediente, subserviente e, se possível, competente.
Inteligente? Nem pensar!
Por isto mesmo, normalmente, é esperado que o ASG não faça muita coisa, além de manter o ambiente limpo, abrir e fechar a porta para alguém, ou limitar-se a trazer o cafezinho.
Pois o ASG descrito neste caso foi muito além, e “fechou a venda” para o atendente vendedor. Ao se fazer presente, agiu de modo competente e inteligente,
De certo modo, ele descobriu quem era o cliente mais importante, o cliente que iria decidir pela compra, ou não. E prestou um excelente serviço!
Consequentemente, FECHOU A VENDA
Pois o ASG descrito neste caso foi muito além, e “fechou a venda” para o atendente vendedor. Ao se fazer presente, agindo de modo competente e inteligente, deu uma aula de Marketing. Marketing? Por que?
Por que isto é Marketing!
Em serviços, o Marketing é feito pelo prestador do serviço, e, neste caso, tivemos uma aula dada pela ASG! Em serviços, somos todos vendedores. E uma boa venda se faz sem necessariamente oferecer produtos – apenas mostrando o serviço!
Parabéns, Wilma, a ASG que fechou a venda!
Aproveito a semana do dia 16 de maio, o “Dia do Auxiliar de Serviços Gerais”, para render homenagem a este tipo de profissional, tantas vezes não percebido ou reconhecido, e cujo trabalho tem tanto significado!